Duarte Brás e Vasco Vilaça foram os grandes protagonistas da etapa júnior da Taça da Europa de Triatlo que decorreu na manhã deste domingo, em Quarteira, tendo ocupado o segundo e o terceiro lugar do pódio, respectivamente, demonstrando a qualidade e o potencial que os nossos atletas representam.
Motivados pela conquista de João Pereira na prova das elites, foi a vez dos jovens atletas mostrarem o seu valor e a sua ambição na cidade algarvia.
No final do segmento de natação, surgiram em destaque Vasco Vilaça, José Vieira e Ricardo Baptista que, juntamente com atletas de outras nações, integraram o grupo da liderança no segmento de ciclismo.
O espanhol Alberto Gonzalez Garcia confirmou ser um dos favoritos à vitória final da competição e, com o melhor parcial de corrida, venceu a prova, tendo Duarte Brás e Vasco Vilaça desempenhado excelentes prestações em todos os segmentos e foram constantes desafiadores da liderança da prova. Cortaram a meta na segunda e na terceira, respectivamente, e encerraram um pódio ibérico na competição. Tiago Fonseca, com uma grande performance completou a prova no quarto lugar. Ricardo Baptista foi 9º classificado e Tiago Pinto 13º.
Em competição estiveram também outros valores do triatlo nacional que cumpriram a sua representação da melhor forma. José Vieira foi 20º, Alexandre Ribeiro 35º, Guilherme Pires 38º, Miguel Baltazar 45º e Bernardo Aguiar terminou na 47ª posição.
Nas raparigas, após 5km de corrida Jessica Fullagar surgia como a grande vencedora da competição, seguida de perto pela espanhola Lucia Toulouzan, segunda classificada, e pela francesa Lea Coninx que terminou na terceira posição.
Gabriela Ribeiro encerrou uma participação de forma bastante positiva e alcançou o 12º lugar da geral. Mariana Vargem foi 19ª classificada, Inês Baptista Pereira 27ª, Joana Miranda 31ª e Carolina Serra terminou na 32ª.
A Taça da Europa de Triatlo Júnior confirmou a enorme qualidade dos nossos atletas e das nossas equipas de formação. Apresentou válidos argumentos para o futuro da nossa modalidade tanto a nível nacional como no panorama internacional e reafirmou Portugal como uma das maiores nações de Triatlo a nível europeu.