Atletismo – Nacional de Clubes
Este fim-de-semana, as atenções no que diz respeito ao atletismo, vão estar viradas para o pavilhão da Expocentro de Pombal, local para a realização de mais uma edição do Campeonato Nacional de Equipas, em pista coberta, dando aso a mais um Benfica-Sporting, aliás comum a toda a história da competição.
Na verdade, as equipas dos dois clubes têm dominado o panorama do atletismo nacional, em termos globais, desde 1994, no seu início – possível após Portugal ter adquirido a infra-estrutura da pista com vista à realização do mundial de 1992, no Pavilhão Atlântico.
O Sporting venceu o primeiro campeonato em 1996 – o Benfica ganhou os dois primeiros – fazendo uma “razia” durante 16 anos, perdendo a homogeneidade apenas em 2012, quando o Benfica arrancou para o título conquistado nos últimos cinco anos, no sector masculino.
No feminino, o Benfica também venceu na abertura (1994), o Sporting ganhou de 1995 a 2009 (14 títulos consecutivos), “parou” em 2010 e desde 2011 que não mais perdeu a competição.
Este ano, o Sporting apetrechou-se no “mercado” de inverno e vai tentar reconquistar o título masculino porque, no feminino, o Sporting tem o caminho livre para vencer folgadamente, tendo como base de aferição o que se verificou no campeonato de Portugal da semana passada, onde os atletas do Sporting venceram a maioria das provas. No entanto, prognósticos só no … final!
Com a janela ainda aberta para o europeu de pista coberta – sendo a última competição oficial para obtenção de mínimos – importa prever bons despiques precisamente para a obtenção dos melhores resultados.