Inês Henriques, completando uma prova sofrida, fez o melhor tempo mundial dos 50 km marcha, cumprindo a distância no tempo de 4.08.26, em competição realizada em Porto de Mós, sagrando-se também campeã de Portugal da distância na primeira prova que é considerada campeonato nacional.
Inês retirou mais de dois minutos e meio ao anterior registo (4.10.59) alcançado pela sueca Monica Svensson, cuja marca não foi homologada como recorde mundial.
Aliás como também ainda não foi a conseguida por Inês, porquanto há que verificar um conjunto de procedimentos regulamentares, como certificação da distância, número mínimo de atletas que devem participar em provas com vista à homologação do resultado e ainda o controlo antidopagem.
E por controlo antidopagem, registe-se que no Campeonato Nacional de Estrada não houve, um procedimento que se considera normal porquanto, podendo ser obrigatório, depende da disponibilidade das equipas médicas.
Para culminar um dia de êxitos, Inês fixou também uma nova marca na passagem aos 35 km (2.50.09)
Nos 50 km, masculino, triunfo para o italiano Gregorio Angelini, com 4.08.22, à frente de Amaro Teixeira (CAS), com 4.56.53, que se sagrou campeão nacional, e de Henrique Santos (GDD), com 5.00.12, os únicos a completar a prova.
Na prova dos 35 km, João Vieira (Sporting) venceu com 2.38.40 horas, com Pedro Isidro no segundo lugar (2.42.41) e Miguel Carvalho, ainda do Benfica, na terceira com 2:45:16 horas.