Atletismo – Nacionais de estrada
A atleta Jéssica Augusto, do Sporting, sagrou-se este sábado campeã nacional de estrada, depois de terminar em primeiro lugar os 10 quilómetros do Campeonato Nacional de Estrada com o tempo de 33.14, dando assim ao seu clube mais um título no atletismo.
Ante a ausência de Dulce Félix (Benfica), tal como Sara Moreira (Sporting), Jéssica teve uma prova sem problemas de maior, apesar do grau de dificuldade que este demonstrou parara todos os participantes, em vários termos, desde os percursos íngremes, a curvas apertadas e a areia no chão do que, felizmente, não surtiram grandes problemas.
Catarina Ribeiro (Individual) foi 2ª (34.16), Marta Pen (Benfica) também subiu ao pódio com o terceiro lugar (34.58) enquanto Susana Godinho (uma boa surpresa) foi 4ª, com Ana Mafalda Ferreira (Sporting) a completar na 5ª posição (35.10).
Por equipas, o Sporting somou apenas 17 pontos, contra 43 do Maia Atlético Clube e 90 do GRECAS, enquanto o Benfica não pontuou, transportando também o troféu para Alvalade.
Depois dos triunfos em 2007 e 2008, Jéssica chegou ao “tri” oito anos depois (igualando Dulce Félix, que venceu nos últimos três anos), ajudando ao primeiro título colectivo do Sporting, depois de três triunfos do Benfica.
Completaram a prova 85 atletas.
No sector masculino, o Benfica dominou por completo em termos colectivos, pese embora a vitória na corrida (e respectivo título) tenha sido obtido pelo sportinguista Hélio Gomes – um triunfo sportinguista que Rui Silva venceu o ano passado – num momento de forma apurado (venceu o Prémio de Natal em Lisboa), com 29.58, à frente dos benfiquistas Alberto Paulo (30.06), Samuel Barata (30.07) e Hermano Ferreira (30.08), com o quinto lugar a ser ocupado pelo bracarense Luís Saraiva (30.18).
Por equipas, triunfo para o Benfica (18 pontos), à frente do Sporting (30) e do Maia Atlético Clube (85). Completaram a corrida 258 atletas.
Em termos globais, o Sporting conquistou três dos quatro títulos em disputa (na prova de elite), o que é excelente, evento que pode redundar num “fracasso” futuro considerando que não “conta para mada” em termos internacionais, dado ter sido extinta a organização da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada.
Em termos de provas de estrada e pista coberta, decorrerá este domingo o campeonato nacional de marcha atlética, nos 50 e 35 km, em Porto de Mós, onde Inês Henriques pretende tomar parte na distância maior e tentar bater o recorde mundial, que foi alcançado pela sueca Monica Svenssen em 2007 (4.10.59).
Na Pista Coberta de Alpiarça, lugar às Taças de Portugal de Velocidade e Barreiras e, ainda, de saltos.