amuel Barata (Benfica) e Inês Monteiro (Seia) foram os vencedores do Crosse de Torres Vedras/35º Crosse de Matos Velhos, no que foi a terceira prova (neste caso apenas para os atletas seniores) de observação para o europeu.
Com um final disputado ao “sprint”, Barata (28.54) conseguiu ganhar três segundos ao sportinguista Hugo Almeida (28.57) nos 9.500 metros do percurso, tendo Eduardo Mbengani (Benfica) sido terceiro, com 28.58. António Silva e José Rocha (ambos do Sporting) foram 4º (28.59) e 5º (29.06), respectivamente.
No lado feminino, Inês Monteiro ganhou à vontade, completando os 7.500 metros em 26.47, seguida das sportinguistas Daniela Cunha (27.00) e Susana Francisco (28.01).
Completaram a competição, no conjunto de todas as provas efectuadas, 619 atletas, tendo a União Desportiva da Várzea ganho por equipas (97 pontos), à frente do Sporting (93) e do Benfica (71), entre os 57 pontuados.
No decorrer da semana que esta segunda-feira se inicia, a Federação Portuguesa de Atletismo deverá anunciar a composição das equipas para o europeu de crosse, no dia 11 de Dezembro, em Chia (Itália).
Eleições na Federação marcadas para 18 de Dezembro
As eleições para a Federação Portuguesa de Atletismo para o período de 2017-2020 terão lugar no dia 18 de Dezembro, no Auditório do Centro de Medicina Desportiva de Lisboa (Estádio Universitário), num acto que se iniciará pelas 14h30 e terminará duas horas depois, de acordo com as directivas tornadas públicas.
António Nobre (antigo vice-presidente da Federação) e Jorge Vieira (actual Presidente) parecem ser – já apresentaram publicamente as suas intenções – os únicos candidatos à presidência, porquanto a apresentação das listas termina no dia 2 de Dezembro.
Para além do Presidente e da Direcção, serão ainda eleitos os restantes órgãos sociais: Mesa da Assembleia e dos Conselhos de Justiça, Fiscal, de Disciplina e de Arbitragem.
Para além das 22 Associações Distritais e Regionais (44 votos), votarão ainda as Associações de Atletas, Treinadores, Juízes, Veteranos, Organizadores de Provas e Trail (21 votos no total).