No sector masculino, Nelson Cruz (Clube Pedro Pessoa) – campeão nacional em título – concluiu a prova com 32.55, seguido de Nuno Carraça (União Recreativa da Abrunheira), com 33.10 e de Luís Macau (Juventude Vidigalense), com 34.20.
Na prova de seniores femininos, a atleta Silvana Dias completou os 6 mil metros em 22.20, seguida de Vera Fernandes (Associação Académica da Bela Vista), com 23.16. O terceiro lugar deste escalão foi para Sofia Marmelo (Benfica), com 23.41.
O corta-mato tem sido eleito pela comissão técnica da Federação Portuguesa de Atletismo para observar ou seleccionar os atletas que representarão o País nas provas europeias da modalidade.
Nesta edição, foi prova de selecção do escalão de juniores para o campeonato europeu, agendado para dia 11 de Dezembro, na cidade de Chia, na ilha de Sardenha, em Itália.
Hugo Gil (Ingleses Futebol Clube) foi o vencedor, com 23.04, à frente de Filipe Fialho (GD Diana), com 23.09 e de Filipe Vitorino (CNRio Maior), com 23.10).
No feminino, Sofia Teixeira (U. D. da Várzea) foi a vencedora, com 18.28, seguida de Lília Martins (Sporting), com 18.53 e de Catarina Guerreiro (também do Sporting), com 19.42.
Estiveram em actividade em todos os escalões etários e em ambos os sexos, cerca de um milhar de atletas prevenientes s de uma centena de clubes.
Evento que foi promovido pela Câmara Municipal do Seixal, com o apoio da Junta de Freguesia de Amora, em parceria com o movimento associativo, a Federação Portuguesa de Atletismo e a Associação de Atletismo de Setúbal. Apoiaram ainda a prova a Autokuatrus, o hipermercado E. Leclerc, a Loja Desportiva da Encarnação e o Hotel Evidência Belverde
A próxima competição de observação para o europeu, para o caso a primeira a nível de seniores, será em Torres Vedras, no dia 20 de Novembro corrente.