Tendo sido afastado da final ao perder com a Argentina, Portugal discutiu com o Irão (que perdeu com a Rússia) a medalha de bronze neste mundial que decorreu na Colômbia.
Depois de chegar ao 2-0, com dois golos de Cardinal no decorrer da primeira parte, Portugal “inebriou-se” no segundo tempo e permitiu que os iranianos chegassem ao empate aos 36 minutos de jogo.
No desempate, por grandes penalidades, Portugal não conseguiu corresponder da melhor forma e acabou por perder por 4-3, ficando no quarto lugar da classificação.
Portugal não conseguiu materializar em golos a supremacia que teve ao longo de todo o encontro e acabou por não ter conseguido também encontrar a felicidade na fase da marcação das grandes penalidades.
A Argentina sagrou-se campeã mundial ao vencer, na final, a Rússia por 5-4, depois de estarem a perder (1-2) ao intervalo, o que foi uma enorme alegria para os argentinos, que conquistaram o título pela primeira vez.
Ricardinho foi o melhor marcador do campeonato (12 golos), recebendo a Bita de Ouro, enquanto a Bola de Ouro, para o melhor jogador, foi atribuído ao argentino Fernando Wilhelm. O prémio para o melhor guarda-redes foi outorgado ao também argentino Sarmiento.