Após o último mês de competições – com a realização do IKF U23 Campeonato do Mundo de Corfebol, a IKF – International Korfball Federation, actualizou o seu ranking mundial e Portugal surge no nono lugar .
Esta nova disposição no ranking, Portugal desde três posições mas está no Top10, a descida que surge com outros países além de Portugal que se qualificaram para Campeonato do Mundo de Corfebol U23 , não participaram – Bélgica, Austrália e Catalunha.
Com seus pontos ganhos por este evento por ocasião anterior e ausência no evento houve algumas mudanças significativas no ranking geral, o mais notável foi a Bélgica cair do segundo para o quarto lugar e a ascensão da China, República Checa e Alemanha, à custa da Catalunha, Portugal e Austrália.
A próxima actualização será feita em novembro após o Campeonato Corfebol IKF Europeu e do IKF Asia Championship Corfebol. O ranking da IKF no final de 2016, será a base para o sorteio para os Jogos Mundiais.
Com a Bélgica a cair do “seu” segundo lugar, corre o risco de no próximo sorteio ser incluído no mesmo grupo do actual Campeão do Mundo a selecção da Holanda.
Pontos para o ranking são obtidos através da participação em eventos da IKF com a ponderação para cada evento dado de acordo com a importância do evento. Países que participam na fase de qualificação, também ganham pontos para esse evento.
Os eventos que contam actualmente para o ranking são: IKF WKC, IKF U23 WKC, IKF, Campeonato Continental, IKF Continental U21 / 23 Championship, IKF AOKC, IKF Ásia U23KC, IKF Universidade WKC, IKF Bacia Europeia (se não uma qualificação para o IKF EKC).