João Martinho foi o terceiro judoca luso a conquistar a medalha de bronze na taça europeia, em juniores, que hoje se concluiu no “Sportforum Berlin”, na Alemanha.
Somada às ganhas por Maria Siderot e Mariana Esteves no primeiro dia da competição, os jovens lusos marcaram uma excelente posição internacional e demonstraram qualidades para seguirem na esteia de Nuno Delgado e Telma Monteiro, por exemplo, num futuro a médio prazo.
Martinho (- 81 kg) fez uma prova “limpa” até ao apuramento do terceiro lugar, derrotando todos os adversários que surgiram na grelha: Julius Sonervel (Suécia), Finn Seeger (Aslemanha), Tim Gramkov (Alemanha), vencendo o grupo B, bem como o georgiano Tamazi Kirakozash.
Na meia-final perdeu com outro georgiano – Giurgi Ketiashvili – mas o bronze estava garantido.
Outro judoca em destaque foi Jaime Santos (- 90 kg), que venceu o italiano Andrea Fusco e o alemão Simon Koellerich, perdfendo de seguida com o georgiano Onise Saneblidze.
Repescado, venceu o lituano Antanas Kumieliauskas e o alemão Falk Petersilka, perdendo com o russo Roman Dontsov no apuramento para o 3º e 4º lugar, obtendo ainda assim um excelente quinto lugar, mesmo à “porta” do bronze.
Alexandre Teodósio (- 100 kg) perdeu com o russo Arman Adamian mas ainda foi repescado para voltar a ser derrotado mas pelo austríaco Aaron Fora.
Ainda no masculino, Pedro Silva (- 100 kg) perdeu com o russo Vitali Pleshakov e por aí ficou.
No feminino, Patrícia Sampaio (- 78 kg) foi a melhor, ao obter um meritório 9º lugar, depois de ter ganho à francesa Chloe Dellia, perdendo de seguida com a alemã Anna Maria Wagner e ir à repescagem, onde voltou a ser derrotada, desta vez pela russa Marina Poukreeva.