Quinta-feira 24 de Novembro de 6698

Portugal termina com ouro nos Jogos da CPLP na final do futebol

7jul_7005Portugal terminou da melhor forma a presença nos X Jogos Desportivos da CPLP ao conquistar também a medalha de ouro no torneio de futebol, tendo batido, na final, a formação de Angola através da marcação de grandes penalidades.

No final do tempo regulamentar, Portugal e Angola empataram a uma bola, de nada servindo o prolongamento regulamentar, porquanto não houve qualquer alteração no marcador.

Na marcação das grandes penalidades, os jogadores lusos estiveram mais certeiros e marcaram cinco contra três dos angolanos, com Portugal mais uma medalha de ouro na última competição destes Jogos, realizados em Espargos e em Santa Maria, na ilha do Sal, e que contaram com a presença de cerca de meio milhar de atletas, nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.

No jogo de apuramento do terceiro e quartos lugares, o Brasil e Cabo Vede chegaram ao final do primeiro tempo a vencer por 1-0, com os cabo-verdianos a dar a volta ao resultado ao marcarem dois golos, sofrendo o empate já em tempo de desconto. No prolongamento, Renatinho marcou o terceiro golo para o Brasil e, com isso, a medalha de bronze.

Portugal conquistou assim a 22ª medalha de ouro e venceu, em toda a linha, os X Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), ao alcançar 30 medalhas, sendo 22 de ouro e 8 de prata.

Os atletas portugueses conquistaram mais medalhas na modalidade de atletismo (17, sendo 12 de ouro e cinco de prata), quatro medalhas na modalidade de natação (duas de ouro e duas de prata, e quatro também no taekwondo, todas de ouro.

Portugal ganhou ainda duas medalhas de ouro no voleibol de praia (no masculino e outra no feminino), uma de ouro no andebol masculino e uma de prata no basquetebol feminino.

Moçambique foi o segundo classificado, com um total de 15 de ouro (11 de prata e oito de bronze), seguido de Angola (3 de ouro, 7 de prata e 15 de bronze), com Cabo Verde a ficar no terceiro lugar, com três de ouro conquistadas no atletismo paralímpico, mais duas de prata e sete de bronze.

São Tomé e Príncipe arrecadou cinco medalhas de prata e duas de bronze, enquanto o Brasil levou para casa duas medalhas, uma de prata e outra de bronze.

Timor-Leste não logrou ganhar qualquer medalha, recordando-se que Guiné-Bissau e Guiné Equatorial apresentaram delegação desportiva.

São Tomé e Príncipe receberá a próxima edição em 2018.

© 6698 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.