Depois de uma eliminatória e uma meia-final de luxo – onde bateu por duas vezes o recorde nacional e se tornou a melhor europeia de sempre e quarta no mundo nos 100 metros barreiras – Marisa Vaz Carvalho não foi feliz na final e acabou em último lugar (14,74 + 0,1), só possível pela falta de sorte.
Partindo bem, começou a ter um descontrolo na corrida a partir da terceira barreira e foi batendo em cada uma daí para a frente, acabando a corrida praticamente a passo, quando tinha, no mínimo, uma medalha garantida.
Forte como é, a filha dos campeões Teresinha Vaz (recordista nacional do dardo) e Joaquim Carvalho (400 metros), ainda tem hipóteses de chegar ao pódio no último dia (este domingo) deste europeu juvenil que decorre na cidade de Tbilisi, na Geórgia.
Na verdade, é a sexta melhor finalista no salto em comprimento (6,00) e pode ser que a felicidade não se afaste desta vez.
Noutra final deste sábado, os marchadores Paulo Martins e Rodrigo Marques completaram os 10 km nos tempos de 48.23,42 (14º) e 50.32,12 (18º) entre 24 participantes.
No decatlo, que termina este domingo, Manuel Dias completou as primeiras cinco provas, batendo os recordes pessoais do comprimento (6,62), peso (14,04) e 400 metros (51,72), fazendo 11,28 aos 100 metros e 1,72 em altura.
Como curiosidade, onze atletas bateram o recorde pessoal nos 400 metros, prova com que fechou o primeiro dia da competição.
Este domingo, para além de Manuel Dias completar o decatlo e de Marisa Carvalho na final do comprimento, outra portuguesa, Mariana Machado (filha da antiga internacional Carla Machado) estará na final directa dos 1.50 metros.