Em semana de sucessos atrás de sucessos do desporto português, o jovem judoca David Reis conquistou, este sábado, a medalha de ouro (-66 kg) na Taça da Europa de juniores que decorre na cidade polaca de Gdynia, onde mais duas lusas alcançaram a medalha de bronze.
David começou por ganhar o grupo c depois das vitórias alcançadas sobre o polaco Szyman Jasinski, o ucraniano Oleksandr Moisei e o lituano Edgaras Lizunas.
Na meia-final derrotou o ucraniano Bogdan Iadov e, na final, “abafou” Petar Zalvo, da Bósnia-Herzegovina, numa prova limpa de princípio a fim.
Nesta mesma categoria, Miguel Pisco ganhou um combate e perdeu outro, foi à repescagem, onde voltou a perder e por aí ficou, enquanto nos -60 kg Rodrigo Lopes perdeu logo ao primeiro confronto, tal como se verificou com Miguel Alves (- 73 kg).
No feminino, as heroínas foram Maria Siderot e Mariana Esteves, que conquistam as medalhas de bronze
Siderot (- 48 kg), venceu os dois primeiros combates e venceu o grupo B, derrotando a holandesa Kim Akker no combate para apuramento do terceiro lugar, mas perdeu na meia-final para a holandesa Amber Gersjes, mas garantindo o bronze.
O outro bronze foi conquistado por Mariana Esteves (- 52 kg), que venceu a romena Diana Truica, vencendo o grupo A, perdeu a seguir na meia final com a alemã Patrycia Szenkely, foi repescada e venceu a belga Amber Ryheul, alcançando o bronze com categoria.
Na categoria -48 kg, Patrícia Martins obteve o sétimo lugar, enquanto Catarina Costa foi 9ª.
Nos -57 kg Joana Fernandes perdeu o primeiro combate e ficou por aí, relevando-se a excelente jornada global, com a medalha de ouro e as duas de bronze, um excelente estímulo para estes jovens.