Sábado 23 de Novembro de 2024

Marisa Carvalho a melhor europeia de sempre

mariavazcarvalhoMarisa Vaz Carvalho assinou mais uma página de alto gabarito na sua curta vida de atleta (16 anos) ao obter o melhor resultado europeu de sempre na prova dos 100 metros barreiras no decorrer do europeu de juvenis, em Tbilisi, na Geórgia.

Para além de ter o melhor da europa (na categoria) é também o quarto melhor resultado mundial de sempre na difícil disciplina que é os 100 metros barreiras, tendo colocado o seu próprio recorde nacional na eliminatória em 13,34 (+1,1) e arrancando um extraordinário crono de 13,07 (+1,3) na meia-final, sendo a principal favorita para a medalha de ouro na final, este sábado (17h55).

A anterior marca pertencia à francesa Sarah Koutovam, com 13,16 em 18 de Julho do ano passado, enquanto a líder europeia deste ano era a eslovena Nika Glojnaria, com 13,25, que fez o 10º tempo (13,83) e não foi apurada para a final.

Tal como a irmã (Teresa, lesionada), já se esperava que a Marisa pudesse “rebentar” com todas as escalas a qualquer momento, como agora aconteceu, atendendo a que, ainda há pouco tempo, melhorou o recorde nacional do Heptatlo em cerca de 500 pontos, o que é extraordinário.

Já convidada para Universidades norte-americanas, tendo preferido ficar em Portugal, Marisa não pode perder outra oportunidade do género sob pena de poder hipotecar uma carreira que se espera de alto gabarito mundial.

Antes da final das barreiras (17h55 locais), Marisa poderá estar no salto em comprimento (12h30) – constando das participantes – onde também tem qualidades natas para saltar para uma medalha, porquanto com apenas um salto poderá qualificar-se desde logo e ter mais um pouco de tempo (cerca de quatro horas) para repousar para a exigente final das barreiras.

Outro atleta português em evidência foi Diogo Guerra, também nas barreiras (110 metros), tendo sido 2º na eliminatória, com o recorde pessoal de 13,77 (+1,7) e apurado para a meia-final, onde veio a sucumbir com 14,21 (0,0), tendo sido 12º entre os 31 participantes).

Esta sexta-feira, Sara Duarte foi 11ª na final directa dos 3.000 metros, com 8.53,89, tendo completado a corrida 19 atletas.

Para este sábado – além de Marisa Vaz Carvalho na qualificação do salto em comprimento (se mantiver a inscrição) e na final dos 100 metros barreiras, Manuel Dias estará do decatlo e Paulo Martins e Rodrigo Marques estarão na final dos 10.000 metros marcha.

O campeonato encerrar-se-á no domingo com Mariana Machado na final dos 1.500 metros e, se for à qualificação, de Maria Carvalho, na final do comprimento.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.