Tamila Holub, a jovem ucraniana naturalizada portuguesa, sagrou-se esta sexta-feira, campeã europeia júnior ao cumprir os 1.500 metros livres em 16.20,80, no decorrer do europeu que se está a realuzar em Hódmezővásárhely (Hungria).
O registo alcançado por Tamila (17 anos) é um novo recorde nacional de considerável impacto, uma vez que retirou nada menos de dezoito segundos à anterior marca (16.38,60) que ela própria tinha alcançado em 14 de Maio passado, em Espanha.
No final, a nadadora salientou que “treinámos tanto durante todo o ano para chegar a um bom nível, mas nunca pensei chegar ao título europeu”.
Recorde-se que Tamila Holub, com a camisola de Portugal vestida, já bateu mais de duas dezenas de recordes nacionais tendo, há dias, sido vice-campeã da Europa nos 800 livres, depois do que bateu o recorde de Portugal de juniores dos 400 livres (4.16,77), resultado que lhe abriu as portas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Registe-se ainda que há onze anos que nenhuma portuguesa tinha conseguido um titulo europeu da categoria, depois de Diana Gomes.