Sábado 21 de Setembro de 2024

Recorde de atletas e países no europeu de atletismo

pistaatletismoConcluída inserção dos nomes dos atletas inscritos para o europeu de atletismo que decorre de 6 a 10 de Julho próximo, em Amesterdão (Holanda), a Associação Europeia da modalidade, que organiza o evento, exultou o seu contentamento face a mais recordes batidos.

Assim, estão registados 1.473 atletas de 50 países nesta 23ª edição, Campeonato Europeu de Atletismo, o que diz bem do impacte do atletismo em termos europeus e até mundiais.

O recorde anterior foi estabelecido durante a edição anterior (Zurique, Suíça, em 2014) com a presença de 1.439 atletas.

A propósito destes números, Svein Arne Hansen, o presidente da Associação Europeia, salientou que “estamos muito satisfeitos por ver o forte nível de interesse por parte de atletas e países para competir no Campeonato Europeu de Atletismo deste ano organizado pela primeira vez na Holanda”.

Referiu quinda que “a cidade de Amesterdão está pronta para sediar o melhor de campeonato de sempre e estou ansioso para ver novos campeões coroados Europa”.

A Alemanha é o país que apresenta mais atletas desde 1998 (110), enquanto a Grã-Bretanha e Irlanda do Norte estarão com um plantel também acima da centena (103), surgindo a Espanha logo a seguir (89), à frente da Ucrânia (85), Itália (76), Polónia (76) e França (73).

Portugal apresenta-se com uma formação de 33 atletas (17 senhoras e 16 homens), dentro de um limite relativamente normal, mas só possível porque se efectuam, em paralelo, a Taça da Europa da Meia Maratona, com inscrição máxima de seis atletas por cada país.

Entretanto, a Associação Europeia também divulgou o modelo (que se apresenta) das medalhas a serem entregues aos três primeiros classificados de cada prova.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.