Domingo 23 de Novembro de 4898

Carlos Nascimento no europeu

carlos_nascimento_jdm_cnCom os 10,33 conseguidos nos 100 metros no Meeting de Santo António, Carlos Nascimento alcançou o mínimo B para poder estar presente no europeu que terá lugar entre 6 e 10 de Julho próximo na cidade holandesa de Amesterdão.

Este foi o melhor registo no referido torneio, seguindo-se o recorde nacional da juvenil Marisa Vaz Carvalho que, na mesma distância correu em 11,65, menos oito centésimos que a na altura estrela Lucrécia Jardim, em 1988, com 11,73, confirmando-se como uma atleta de gabarito internacional e candidata a bater os todos os recordes deste e doutras distâncias curtas, onde se incluem também as provas combinadas.

A confirmação do mínimo para o europeu foi também dada por Patrícia Mamona, com 14,00 no triplo, onde poderá estar ainda a estafeta masculina de 4×100 metros (Diogo Antunes, David Lima, Arnaldo Abrantes e Carlos Nascimento), que fez o quinto melhor tempo (38,95) de sempre, restando saber se chegará para ficar nos dezasseis primeiros lugares do ranking europeu, os que tem acesso à competição.

Outros bons registos foram os obtidos por Marcos Chuva (7,81 no comprimento), Paulo Rosário com 1.49,61 nos 800 metros, Lecabela Quaresma com 13,63 nos 100 metros barreiras, a melhorar nada menos de sete centésimos o seu recorde pessoal e Cátia Azevedo, a ficar apenas a um centésimo do recorde pessoal dos 400 metros, que correu em 52,61.

Outro recorde nacional foi alcançado na categoria de juniores e nos 4×100 metros, com 40,16 face aos 40,32 que vigorava desde 2013.

De registar ainda que Marco Fortes (18,87) não chegou à final do peso, onde a principal figura foi Francisco Belo (19,51) que fez melhor que o recordista nacional Tsanko Arnaudov (19,34).

Os atletas estrangeiros presentes (alguns a estagiar em Portugal) ganharam oito das quinze provas do programa, sendo que a principal figura, o campeão olímpico do dardo – o colombiano Keshorn Wascott – foi eliminado depois de obter dois nulos e desistir da terceira tentativa.

Saliente-se ainda a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, numa bancada VIP bem preenchida.

Com uma minoria de público (bilhetes pagos), de salientar que alguns foram distinguidos com viagens (parceria com a TAP) para o europeu de Amesterdão e outros prémios.

Acabou por ser um meeting razoável e uma antevisão, ainda que mínima, para o Campeonato de Portugal – em simultâneo com o nacional de sub-23 – marcado para este sábado e domingo, na renovada pista sintética do Estádio Vieira de Carvalho, na Maia.

Entretanto, na cidade de Nivelles (Bélgica), a estafeta de 4×400 metros de Portugal (Rivinilda Mentai, Dorothe Évora, Cátia Azevedo e Vera Barbosa) foi 3ª classificada com o tempo de 3.36,55, mantendo-se no 14º lugar europeu e com direito a participação no campeonato (Amesterdão), onde cabem apenas as dezasseis do ranking europeu.

Nesta competição destacou-se a sportinguista Salomé Afonso, que bateu o recorde pessoal dos 800 metros, com 2.06,05 contra os 2.07,62 que detinha.

 

© 4899 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.