Sábado 24 de Novembro de 1792

Mulher preside a associação jornalistas desportivos

Suécia-AsJornalistasMulherLisa Edwinsson, repórter de 33 anos de idade no jornal matinal “Dagens Nyheter”, de Estocolmo (Suécia), foi eleita, por unanimidade, para o cargo de presidente da Federação de Jornalistas do Desporto (SSF) na reunião anual que se realizou para o efeito.

Segundo a AIPS (Associação Internacional de Imprensa Desportiva), Lisa é a primeira mulher a ser eleita para presidente desta Federação, fundada em 1949, e integrava a associação desde 2012, sucedendo a Mats Taxén.

“Nos últimos anos temos, infelizmente, sofrido alguns problemas de segurança nos estádios, pelo que vamos trabalhar para a Federação ser o interlocutor natural entre clubes e Federações Desportivas, num vasto quadro que tenha a ver das condições de trabalho e segurança para os nossos membros”, referiu Edwinsson após a eleição.

Lisa Edwinsson tem vindo a trabalhar no departamento de desporto do Dagens Nyheter desde 2011, depois de ter passado pelo jornal regional Upsala Nya Tidning, a agência de notícias TT e vespertino Aftonbladet.

“Também quero que a SSF seja mais presente no debate nacional sobre jornalismo esportivo” – acrescentou a nova presidente.

Sendo novidade, é de louvar a eleição de uma mulher para um mundo geralmente “comandado” por homens e, por outro – porque deve ser uma missão de todas as associações de jornalistas do desporto – salienta-se o facto de a tónica para o trabalho que vai desenvolver seja o de articular com os clubes e federações nas questões da segurança e condições de trabalho dos jornalistas em cada recinto onde se realizem competições, o que acha de relevo.

© 1792 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.