A judoca olímpica Filipa Cavalleri recebeu a graduação de 6º Dan numa cerimónia realizada no decorrer do Encontro Aberto promovido pela Associação de Judo de Setúbal e que reuniu a presença de centena e meia de participantes.
A entrega da distinção atribuída pela Federação Internacional e Associação Europeia de Judo foi feita pelo presidente da Federação Portuguesa da modalidade, José Costa e Oliveira e o presidente da Associação de Setúbal, Hugo Pinto Gonçalves.
Filipa Cavalleri, campeã nacional variadas vezes e internacional de prestígio, esteve presente nos Jogos Olímpicos por três vezes (1992, onde foi a porta estandarte; 1996 e 2000).
Para Costa e Oliveira, “a Graduação de 6º Dan para a Filipa Cavalleri foi uma distinção merecida e foi decidida neste sentido. A Filipa é uma personalidade que tem um palmarés invejável, com as suas presenças nos Jogos Olímpicos, duas medalhas a nível mundial, é de facto uma atleta ímpar que actualmente possui uma forte ligação à modalidade, continuando a ser uma Mestre de Judo. Portanto, é das figuras distintas deste grande desporto e naturalmente que as graduações por mérito servem para que a modalidade e a Federação em particular possam agradecer a determinadas personalidades todo o trabalhado desenvolvido pelas mesmas. A Filipa é a primeira judoca portuguesa a alcançar uma graduação deste nível e, portanto, estou particularmente satisfeito por ter conseguido interpretar esta distinção que ela tanto merece”.
Telma Monteiro, a mais cotada (e medalhada) de todos os tempos, também esteve presente e referiu que “foi uma manhã muito bem passada e feliz. Acho que é importante dar valor ao que já foi feito e passar uma mensagem positiva às judocas mais jovens que são o nosso futuro desta modalidade. Não estava a espera que estivessem aqui tantas crianças e jovens atletas. Nestes encontros acabo por receber mais do que dou, pois eles transmitem-me sempre muita energia positiva”.
Para Filipa Cavalleri, a distinguida, “este dia foi cheio de emoções, primeiro porque demorámos muito tempo a prepará-lo, para que tudo corresse desta forma, com grande envolvência, amizade e respeito. A parte final foi uma grande surpresa, fiquei muito orgulhosa e muito feliz. Ao longo da vida vamos caminhando e tendo várias responsabilidades e esta homenagem foi um momento único para mim”.