Anri Egutidze (-81kg) entrou muito bem na competição derrotando o canadiano Etienne Briand e o francês Dimitri Tavares, por “ippon” nas eliminatórias. Na semifinal, Anri defrontou o russo Ivan Nifontov (1º no Campeonato da Europa, 1º no Campeonato do Mundo e 3º nos Jogos Olímpicos).
No derradeiro desafio do dia, Anri Egutidze venceu o belga Matthias Casse (53º posição do ranking Mundial) por “ippon” conquistando assim a brilhante Medalha de Ouro nesta competição. O atleta luso subiu novamente ao pódio depois de ter alcançado o 1ºLugar no Europeu de juniores, que se realizou na Áustria, nos dias 28 e 29 de maio.
João Martinho (-81kg) foi superior nos dois primeiros combates, vencendo por “yuko” o atleta da casa Jose Maria Mendiola e o azerbaijano Huseyn Rahimli. Na terceira eliminatória cedeu perante o atleta Búlgaro que recentemente conquistou a medalha de bronze no Europeu Kazan 2016 – Ivaylo Ivanov. Nas repescagens o atleta português não conseguiu vencer o francês Jonathan Allardon, terminando esta prova no 7º lugar.
Diogo Silva (+100kg) venceu o ucraniano Dmytro Luchyn no combate inaugural, mas perdeu a seguir com o francês Cedric Medeuf (2º lugar no African Open Casablanca 2016), que se mostrou mais forte que o atleta luso. Nas repescagens, Diogo Silva cedeu perante o atleta do país anfitrião – Angel Parra, alcançando a 7ª posição.
Tiago Rodrigues (-90kg) e Andreia Zeferino (-78kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários, David Tekic (GER) que acabou por ganhar a medalha de ouro e Anna Maria Wagner (GER), que conquistou o bronze, respectivamente.
No primeiro dia, Jorge Fernandes (-73kg) venceu a Medalha de Bronze. Joana Diogo (-48kg), Mariana Esteves (-52kg) e Inês Ribeiro (-52kg) terminaram num honroso 7ºLugar.
Estiveram presentes 255 judocas de 26 países em representação de 26 países