Carlos Luz (-81kg) foi o judoca luso que mais se destacou no Grand Slam de Baku (Azerbaijão), que hoje terminou, ao obter um excelente 5º lugar.
Luz começou por vencer Farhod Rahimov (Tajaquistão), seguindo-se novos triunfos frente ao checo Jaromir Musil, e ao kazak Aziz Kalkamanuly, perdendo de seguida para o japonês Takanori Nagase. Na repescagem venceu o georgiano Ambako Avaliani mas perdeu logo a seguir para o italiano Matteo Marcocini, fixando-se no 5º posto, com o qual ganhou 100 pontos para somar no ranking de apuramento para o Rio de Janeiro’2016.
Um pouco mais longe, Ana Cachola (-63kg) foi a melhor atleta portuguesa na prova feminina com um 9º lugar, depois de ganhar à austríaca Magdalena Krssakova e de perder com a israelita Yarden Gerbi.
Nono lugar que também foi alcançado por Jorge Fonseca (-100 kg), que ficou isento na primeira linha do quadro e venceu Karim Gharbi (São Marino), no último dia do torneio, este domingo.
Ainda com uma vitória ficou André Alves (-73 kg), frente a Moscad Zemouri e perdeu com o holandês Dex Elmont.
Os outros judocas não tiveram hipóteses de brilhar, porquanto ficaram quase todos pelo primeiro combate, como foram os casos de
Nuno Saraiva (-73 kg), que perdeu com o israelita Tohar Burbul; Diogo Lima (-81 kg) que foi vencido pelo húngaro Laszlo Csoknyai e Yahima Ramirez (-78 kg), derrotada pela cubana Yalennis Castillo.