Sergiu Oleinic foi o melhor português no primeiro dia do europeu de judo que esta quinta-feira se iniciou em Kazan (Rússia), enquanto Joana Ramos e Nuno Carvalho se classificaram na nona posição.
Sergiu começou por eliminar o polaco Aleksander Beta (‘ippon’) e o sérvio Marko Vukicevic, não conseguindo vencer o esloveno Adrian Gomboc. No quinto combate (repescagem), o judoca português cedeu perante o italiano Fabio Balise, terminando no 7º posto.
Joana Ramos (-52kg) derrotou a atleta finlandesa Katri Kakko na sua estreia. No combate seguinte perdeu para a israelita Roni Schawartz.
Nuno Carvalho (-60kg) começou por vencer Senne Wyns (Bélgica) por ‘waza-ari’, mas na ronda seguinte não conseguiu ser mais forte que o holandês Jeroen Mooren, com o qual perdeu,
Joana Ramos e Nuno Carvalho terminam este Europeu em 9º lugar.
Gonçalo Mansinho (-60kg) foi afastado da competição ao primeiro combate, no qual defrontou o vencedor da medalha de prata no prestigiado Grand Slam Paris 2016 – Ilgar Mushkiyev (AZE).
André Soares (-66kg) não foi além da primeira ronda, depois de ter cedido no seu combate inaugural frente ao judoca georgiano Vazha Margvelashvili, que recentemente conquistou o 1º lugar no Grand Prix de Tbilisi.
Joana Diogo (-48kg) não conseguiu ultrapassar a sua primeira adversária, a judoca israelita Noa Minsker, vencedora do African Open Casablanca 2016.
Nos tatamis do ‘Tatneft Arena’ competem 394 judocas (229 masculinos e 165 femininos) em representação de 46 países
O Árbitro internacional português Nuno Carvalho também marca presença na competição.
Esta sexta-feira competem: Ana Cachola (-63kg); André Alves (-73kg), Nuno Saraiva (-73kg); Carlos Luz (-81kg) e Diogo Lima (-81kg).
Yahima Ramirez (-78kg) e Tiago Rodrigues (-90kg) entram nos tatamis russos no sábado (dia 23).