Ricardo Ribas, José Moreira, Pedro Ribeiro e Tiago Costa formam o quarteto luso que, este domingo, vai tentar, na cidade alemã de Hamburgo, obter os mínimos para os Jogos Olímpicos.
Fixados em 2.14.30, a marca definida pela federação nacional ainda não foi alcançada por nenhum destes atletas até momento e dentro do período que conta para o efeito, pelo que esta será a última oportunidade para o conseguirem.
Ribas tem como melhor 2.14.14 mas em 2012; Moreira fez 2.13.37 em 2010 e, em Maio do ano passado, conseguiu 2.17,46 em Praga (República Checa), enquanto sobre Pedro Ribeiro e Tiago Costa não existem registos.
Vanessa Fernandes, que também estava inscrita para esta prova alemã, acabou por não fazer a viagem devido a uma lesão verificada nos últimos dias e fica a aguardar uma oportunidade, ainda a tempo (a obtenção ou confirmação de mínimos termina no dia 8 de Maio), ou guardar-se-á para o mundial do ano que vem.
Ainda quanto a maratonistas lusos para o Rio’2016, Rui Pedro Silva, que fez o mínimo por duas vezes (2.13.54, em Novembro de 2014 e 2.14.21 há um ano, precisamente em Abril e em Hamburgo) ainda não confirmou que está em condições, pelo que está em risco de não obter o passaporte para os Jogos.
Por cá, “devido a diversos condicionamentos de nível técnico, a Federação Portuguesa de Atletismo decidiu cancelar o Torneio Nacional de Provas Combinadas, prova que estava agendada para os próximos dias 16 e 17 de Abril, no Complexo Desportivo de Rio Maior”, segundo comunicado plasmado no sítio da Federação.
Este domingo há ainda lugar à realização, pela Associação de Atletismo de Lisboa, da 77ª Estafeta Cascais-Oeiras-Lisboa, com a nova roupagem de ser feita com quatro corredores por equipa, cada um a percorrer 5.000 metros, com partida junto do Casino Estoril (10 horas) e chegada nos Jerónimos, depois da efectivação de uma outra corrida: 20km em linha.