Em cerimónia que decorreu esta tarde na Casa da Cerca, a Câmara Municipal de Almada apresentou a sua candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2018.Num espaço com vista para o Tejo, foi apresentada a candidatura do município de Almada, tendo o presidente da Câmara, Joaquim Judas, recebido o comprovativo dessa candidatura pelo presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Pedro Santos.
Esta cerimónia contou com a presença do vereador do pelouro do desporto António Matos e presidentes das freguesias de Almada, Laranjeiro Feijó e Costa da Caparica além de representantes de muitas colectividades.
A candidatura do município da margem sul à «Cidade Europeia do Desporto» de 2018, foi formalizada junto da ACES Europe – Associação das Cidades Europeias do Desporto, apresentando como mais valia os elevados índices de prática desportiva, cerca de 10% acima dos níveis nacionais, aproximando-se dos valores que são referência dos países da Europa central.
Para ajudar e contribuir para esta candidatura, Almada tem uma ampla rede de equipamentos desportivos distribuída pelas suas freguesias onde o Complexo de Desportos “Cidade de Almada” no Feijó e a Pista Municipal de Atletismo na Sobreda tem um destaque especial , mas a lista de equipamentos é vasta (equipamentos desportivos municipais e associativos inclui, 17 grandes campos de jogos, 117 pequenos campos de jogos, 28 campos de ténis, 28 pavilhões desportivos, 99 salas de desporto, 9 complexos de piscinas) que abarcam neles actividades de 120 associações, clubes e colectividades.
Num município que o desporto para todos, promove-se diversos programas de prática desportiva, com o apoio ao movimento associativo, desporto inclusivo e gratuito, com ofertas diferenciadas para crianças, adultos, idosos e cidadãos portadores de deficiência.
Capital e Cidades Europeias do Desporto
A ACES Europe distingue, anualmente, a Capital e as Cidades Europeias do Desporto, o título «Capital Europeia do Desporto» é atribuído a uma capital de um país europeu ou cidade com mais de 500 mil habitantes e o de «Cidade Europeia do Desporto» a cidades europeias entre 25 mil e 500 mil habitantes.
Para além do incentivo à vertente competitiva, esta iniciativa europeia procura promover o desporto informal e os estilos de vida saudáveis.
A cidade de Setúbal é a «Cidade Europeia do Desporto» de 2016, sendo que a cidade de Gondomar, recebe essa distinção em 2017.