Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, vai estar no Rio de Janeiro para acompanhar a comitiva portuguesa a mais uma edição dos Jogos Olímpicos, segundo anunciou o Comité Olímpico (COP) no seu site.
Já passaram alguns anos sobre o “treino” efectuado por Marcelo no rio Tejo, quando em campanha para a presidência da Câmara Municipal de Lisboa, senão ainda se poderia candidatar a uma “vaga” na selecção nacional.
Nesta audiência concedida ao COP, o Presidente da República foi convidado a estar presente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, marcada para o dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, no mítico Estádio do Maracanã, tendo Marcelo Rebelo de Sousa aceite o convite, pelo que ficou confirmado, desde já, a presença da mais importante figura do Estado português, na referida sessão de abertura.
A delegação do COP foi chefiada Presidente, José Manuel Constantino, acompanhado da vice-presidente e campeã olímpica, Rosa Mota, do Secretário-Geral, José Manuel Araújo, e do Chefe de Missão aos Jogos Olímpicos Rio 2016, José Garcia.
Na reunião, foram abordados outros assuntos, como a data para a apresentação de cumprimentos da Missão Olímpica portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e a hipótese de um esforço político com o objectivo de a língua portuguesa tornar-se a sétima língua de trabalho do Comité Olímpico Internacional.
Estima-se que existam mais de 250 milhões de pessoas cuja língua materna é o português, para além daqueles que falam a nossa língua enquanto segunda ou terceira língua.
Marcelo Rebelo de Sousa ficou a saber ainda alguns detalhes sobre a forma como está a decorrer a preparação olímpica para o Rio’2016.