Terça-feira 25 de Novembro de 4481

Badminton – Duzentos no CAR das Caldas da Rainha

08Mai_3445_Badminton_jovCerca de duas centenas de jogadores, de trinta países, proporcionaram bonitos e tecnicamente bem executados despiques nos 51º Campeonatos Internacionais de Portugal, que este domingo se concluíram no Centro de Alto Rendimento das Caldas da Rainha.

Como se esperava, os pódios das várias categorias foram ocupados pelos estrangeiros, tanto mais que Telma Santos e Pedro Martins, os dois melhores portugueses de todos os tempos, estão ausentes no périplo mundial na conquista de pontos para se classificarem para os Jogos Olímpicos, o que Telma já conseguiu.

Em singulares, o triunfo pertenceu a Niluka Karunaratne (Sri Lanka) que venceu, na final, o sueco Gabriel Ulldahl (21-17 e 21-13) com Dinuka Karunaratna (Sri Lanka) e Kieran Merrilees (Escócia) nos terceiro e quarto lugar.

No feminino, vitória para a britânica Chloe Birch, que derrotou (21-17 e 21-9), na final, a dinamarquesa Mia Blichfeldt. A malaia Ying Lee foi 3ª e a sua compatriota Yin Fun Lim ficou em 4º.

Nos pares masculinos, os malaios Yew Sin Ong e Ee Yi Teo sagraram-se campeões, derrotando (21-17 e 24-22) a dupla vietnamita Tuan Duc Do e Hong Nam Pham, com os polacos Milosz Bochat e Lukasz Moren a completarem o pódio à frente dos também polacos Pawel Pietryja e Wojciech Szkudlarczyk.

Nos femininos, triunfo (21-9 e 21-15) para o par malaio formado por Yea Ching Goh e Yen Wei Peck, enquanto as também malaias Yee See Cheah e Kah Mun Chin chegaram ao terceiro lugar após derrotarem as finlandesas Mathilda Lindholm e Jenny Nystrom.

Nos pares mistos, os vietnamitas Tuan Duc Do e Nhu Thao Pham foram os campeões, batendo na final os par dinamarquês formado por Mikkel Mikkelsen e Mai Surrow, fiando em terceiro a França (Julien Maio e Lorraine Baumann), que derrotaram os compatriotas Thonas Vallez e Delphine Delrue.

Quanto aos portugueses, referência para Bernardo Atilano, que chegou à quarta ronda da fase inicial (64) com triunfos sobre um polaco, um checo e um suíço, mas não conseguiu entrar no quadro final (32).

Nas senhoras, Inês Pardilho passou a qualificação sem jogar e entrou no quadro de 32, onde também estava, de formas directa, Sónia Gonçalves.

Neste quadro, Sónia perdeu com uma vietnamita enquanto Inês também perdeu mas com uma dinamarquesa.

Nos pares masculinos, três duplas foram até à terceira ronda (Quadro 16), como foram os casos de Duarte Anjo/Hugo Batista, Daniel Mendes/Miguel Rocha e Rafael Miguel/Antonio Paiva, que eliminaram, consecutivamente, outros pares lusos.Sonia Gonçalves/Helena Pestana e Adriana Gonçalves/Catarina Martins subiram até à terceira ronda depois de também afastar outras duplas portuguesas.

Nas duplas mistas, Bruno Carvalho/Sónia Gonçalves, Bernardo Atilano/Mariana Chang, Ricardo Silva/Joana Lopes também chegaram à terceira ronda, afastando duplas lusas, com relevo para Bruno Carvalho e Sónia Gonçalves que venceram uma dupla francesa (22-20 e 21-19).

© 4481 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.