Joana Diogo (-48 kg) foi a judoca lusa com maior destaque no Open de Casablanca, este sábado em Marrocos, ao conquistar a medalha de ouro depois de “limpar” todo o percurso até final.
Joana venceu, consecutivamente, Terry Susanti (Indonésia), Priscilla Morand (Ilhas Maurícias), a francesa Melodie Vougarny e, a fechar com chave de ouro, a também francesa Melanie Clement.
Outro judoca em destaque foi Gonçalo Mansinho, que ganhou a medalha de bronze (-60 kg), derrotando Boura Ibrahim (Chad), Mehman Sadigor (Azerbaijão) e Yassine Moudatir (Marrocos), perdendo na meia final com o russo Islam Yashuev.
Realce para três quintos lugares alcançados por Diogo César (- 66 kg), Jorge Fernandes (-73 kg) e Leandra Freitas (-52 kg), para além do 7º lugar conquistado por Ana Cachola (- 63 kg).
Inês Ribeiro (- 52 kg) perdeu no primeiro combate enquanto Filipa Almeida (-57 kg) venceu o primeiro e perdeu de seguida.
Na Taça da Europa de juniores que decorre em Coimbra, realce para o sector feminino, com a obtenção de dois segundos lugares por parte de Patrícia Matias (-48 kg) e de Mariana Esteves (- 52kg), mais o terceiro obtido por Francisca Nunes (-44 kg), seguindo-se os dois quintos lugares conseguidos por Catarina Costa (-48 kg) e Carolina Silva (-57 kg).
Pedro Antunes (-55 kg) foi 7º e Ruben Correia (-66 kg), Bernardo Duarte e Francisco Costa (-60 kg) classificaram-se em 9º, tal como Miguel Alves e Vítor Geicinhas (- 70 kg).