Em mais um Benfica-Sporting, agora no nacional absoluto de clubes, em pista coberta, o pavilhão da Expocentro, em Pombal, vai voltar a viver mais dois dias a grande altura, face à presença das maiores estrelas nacionais.
Como se deduz facilmente, Benfica e Sporting são os dois maiores baluartes do atletismo nacional, que vão lutar para ganhar mais títulos de campeões nacionais, o que promete também alguns despiques que poderão redundar na obtenção e ou confirmação dos mínimos para o mundial de pista coberta (17 a 20 deste mês em Portland, nos Estados Unidos), cuja comitiva poderá ser uma das mais pequenas de sempre.
Para já estão preparados Nélson Évora (triplo), Carlos Nascimento (60 m), Patrícia Mamona e Susana Costa (triplo), enquanto Samuel Remédios foi chamado pela Federação Internacional para o heptatlo, sendo um dos melhores neste momento (só são escolhidos doze atletas) face aos 5.889 pontos alcançados há duas semanas, em Portugal, e que ficou a 41 pontos do recorde nacional.
Tsanko Arnaudov (peso) e Sara Moreira (3.000 m), por diversas razões, pediram excusa da competição. Se se poderá compreender para a mundial, que está a preparar mais uma maratona, o lançador defendeu-se que a viagem demorava horas demais a completar.
Quanto ao nacional deste fim-de-semana, as duas equipas de Lisboa são campeãs há quatro (Benfica) e cinco anos consecutivos (Sporting) e, embora a sua superioridade não seja tão grande como há um ano, não é plausível que possam surgir surpresas de outros clubes.
O ano passado, o Benfica conseguiu um recorde de pontuação, ao ganhar todas as 14 provas masculinas, enquanto o Sporting triunfou em 12 das 14 femininas.
Juntamente com a I Divisão, realizar-se-á o Nacional da II Divisão: Em 2015, triunfaram a equipa masculina do Campismo de S. João da Madeira, que voltará a estar neste escalão, e a formação feminina do GCA Donas, que não ficou apurada na fase de qualificação, realizada em Janeiro último.
A nível individual, as atenções estarão essencialmente viradas para as provas de triplo salto, em especial Nelson Évora, que fará a última prova antes do Mundial de Portland, viajando no início da semana para os Estados Unidos.
As equipas presentes são as seguintes:
I Divisão:
Benfica, Sporting, Juventude Vidigalense, Seia, Sporting Braga, Jardim da Serra, Gira Sol e Grecas (masculino) e Sporting, Benfica, Juventude Vidigalense, Senhora do Desterro, Grecas, Jardim da Serra, Palhaça, Sporting de Braga (feminino).
II Divisão:
Cucujães, Senhora do Desterro, Escola do Movimento, Fátima, Campismo São João da Madeira, Estreito, Ilha Verde, Póvoa Varzim (masculino) e Maia, GA Fátima, Eirense, Gira Sol, Escola do Movimento, Seia, Diana, Pechão (feminino).