José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, num acto público que decorrer na sede da instituição, divulgou que o número de atletas portugueses no Rio seja mais elevado do que há quatros anos, em Londres.
Recorde-se que na capital londrina estiveram 76 representantes lusos, sendo que, neste momento, Portugal já tem 52 quotas apuradas, em oito modalidades, salientando-se os 18 da selecção olímpica de futebol, o que é uma novidade de há muito tempo a esta parte.
No entanto, no grosso dos elementos dentro da referida quota (52) ainda há muito para confirmar no atletismo, que apresenta 18 atletas que ainda terão, em grande parte, os mínimos estipulados, o que só se irá verificar a partir de Maio próximo, quando se iniciam as provas internacionais onde haverá hipótese de os obter.
José Garcia, o chefe da Missão Portuguesa – que estava acompanhado pela campeã olímpica Rosa Mota, que chegaram este fim-de-semana do Rio, onde estiveram em observação – reforçou o objectivo do presidente do comité olímpico e salientou que se mantem um atraso em relação a algumas obras quer em relação aos acessos quer no que se refere a infra-estruturas, acreditando que tudo possa estar pronto a tempo e horas.
A questão do zika também foi abordado mas as autoridades brasileiras da saúde descartam a situação, justificando que este vírus só está activo quando existe muita água (onde se reproduz facilmente), o que não acontecerá quando dos jogos, dado tudo estar seco.
Os Jogos Olímpicos realizar-se-ão de 5 a 21 de Agosto.