Como se esperava, Sara Moreira foi fazer, este domingo, em Pombal – no decorrer da segunda e última jornada do Campeonato de Portugal da especialidade – como que um “passeio” para vencer os 3.000 metros com um crono de 8.59,04, que lhe garante a presença no mundial de pista coberta, nos Estados Unidos, de 17 a 20 de Março próximo.
No entanto, a atleta do Sporting não irá estar nas terras do Tio Sam dado que tem compromissos com o clube, em especial o nacional de corta mato, onde os leões quererão “desforrar-se” das derrotas infligidas pelo Benfica no nacional de estrada (quer no masculino, quer no feminino).
Tsanko Arnaudov (Benfica), com 19,58 no peso (prova onde não esteve Marco Fortes) está a confirmar os 20,22 feitos já este ano e está na lista para o mundial, pese embora tenha referido no final da competição que não estará presente, estando um pouco mais longe o campeão olímpico Nelson Évora – apesar de estar pré-seleccionado por ter sido finalista no mundial do ano passado – porquanto não foi além de 16,46, depois de ter conseguido também este ano 16,65.
O barreirista Rasul Dabó (Benfica), progrediu de 7,94 para 7,88, para um mínimo de 7,75, registando-se que este atleta regressou à pista depois de um período de paragem por lesão, destacando-se a excelente luta pelo título de campeão nos 3.000 metros, com Emanuel Rolim (Benfica) a vencer com 8.06,31, menos três centésimos do que o seu colega de equipa Paulo Pinheiro.
Em ascensão esteve a anterior recordista do salto com vara, Leonor Tavares, que conseguiu 4,40 tal como a vencedora, com o mesmo resultado, a nova recordista Marta Onofre, ambas do Sporting, que tiveram que fazer tempo extra para desempatar.
No Heptatlo o campeão foi Samuel Remédios (Benfica) e, no Pentatlo, o título foi alcançado pela também benfiquista Lacabela Quaresma.