Na última sessão do Grand Prix de Dusseldorf (Alemanha), este domingo, Jorge Fonseca (- 100 kg) obteve um quinto lugar com brilhantismo, em prova ganha pelo alemão Dimitri Peters, que venceu o cubano Jose Armenteros na final.
Jorge Fonseca, na primeira fase, eliminou Danilo Pantic (Montenegro), Beka Gviniashvili (Geórgia) e Elmar Gasimov (Azerbaijão), defrontando nas meias finais o cubano Jose Armenteros (medalha de prata), com o qual perdeu por yuko.
Na luta pelo bronze, Fonseca enfrentou Javad Mahjoub (Irão), não tendo conseguido ultrapassar esta barreira mas conquistando um quinto lugar de grande categoria.
Por seu lado, Yahima Ramirez (-78kg) venceu o primeiro combate contra a russa Anastasiya Dmitrieva, cedendo a seguir ante a eslovena Anamari Velensek, que ganhou medalha de bronze, cabendo a Yahima a 9ª posição.
O triunfo pertenceu a Andrey Tchemeo, que venceu a alemã Luise Malzaha.
A quarta competição deste circuito mundial terá lugar nos dias 27 e 28 deste mês, no Open Europeu de Praga (Checoslováquia) e Varsóvia (Polónia), respectivamente para os homens e para as mulheres.
Entretanto, Pedro Gonçalves / Paulo Moreira conquistaram a medalha de ouro
no Torneio Europeu de Katas que se realizou, este domingo, em Bruxelas.
Os atletas da Escola de Judo de Coimbra marcaram presença com sucesso neste torneio, uma competição organizada pela União Europeia de Judo, que contou com a participação de 79 atletas, em representação de 10 países. A EJU Kata Tournament Brussels é considerada a mais importante prova europeia de Katas imediatamente a seguir ao Campeonato da Europa.
Pedro Gonçalves e Paulo Moreira marcam agora presença no Campeonato da Europa (a realizar no próximo mês de maio, em Malta) e no Campeonato do Mundo, que tem lugar no Japão, em Outubro.
Estes dois judocas portugueses têm o título de Vice Campeões da Europa e ocupam o quinto lugar no Campeonato do Mundo, o que corresponde aos melhores resultados de sempre do judo português em katas, naquela que é a vertente competitiva mais técnica da modalidade.