Quarta-feira 24 de Novembro de 6821

Marta Onofre nova recordista na vara

martaonofre_record

2016 / DR

Marta Onofre (Sporting) esteve em excelente plano no decorrer da fase de apuramento para o nacional de pista coberta, efectuada este sábado em Pombal, ao bater o recorde nacional do salto com vara em pista coberta, com um salto a 4,45, mais um centímetro que a anterior marca, que pertencia a Eleanor Tavares.

Com este registo, Marta confirmou o mínimo para o europeu de pista ao ar livre (Amesterdão, em Julho próximo), faltando apenas cinco centímetros para poder estar presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, objectivo que está muito perto de ser cumprido.

Aliás, se atingir os 4,50 igualará o recorde nacional absoluto (ar livre) que é a mesma e pertence a Eleanor Tavares desde 2011.

Entretanto, Nelson Évora (Benfica) obteve, também este sábado, um bom terceiro lugar no Meeting de Karlsruhe (Alemanha) com um triplo salto a 16,65, o melhor deste ano, depois dos 16,51 que tinha conseguido em Pombal, há 15 dias.

A prova foi ganha pelo cubano Alexis Copello, com 16,99, melhor marca mundial do ano, com o segundo lugar a pertencer a Jonathan Drack (Ilha Maurícia), com um recorde pessoal a 16,67.

Por outro lado, o Sporting reforçou a equipa feminina ao contratar a bielorrussa Sviatlana Kudzelich, que irá fazer os 3.000 metros obstáculos, quer no campeonato nacional de pista ao ar livre quer na Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista, tendo ainda como objectivo pessoal chegar aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Sviatlana tem como melhor registo nesta distância os 9.30,99 alcançados com o 4º lugar no europeu de Zurique (2014), foi medalha de prata no europeu de pista coberta em 2015 (8.48,02 nos 3.000 metros) e pode ajudar ainda nos 5.000 e 10.000 metros, onde Sara Moreira e Jéssica Augusto (também do Sporting) são as mais fortes adversárias, para além das benfiquistas Catarina Ribeiro, Salomé Rocha e Dulce Félix.

© 6822 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.