Sexta-feira 22 de Novembro de 2024

Prémio de Natal volta ao “luxo” dos anos 60/80

grandepremionatal2015Para comemorar a 58.ª edição, o Grande Prémio de Natal – no dia 13 de Dezembro (10h30) – vai apresentar traje de gala e de luxo no desfile desde Entrecampos à Praça dos Restauradores, face ao leque de estrelas anunciadas esta quinta-feira.

Depois de 57 provas, tendo a primeira sido levada a efeito em 1946 (triunfo do sportinguista Filipe Luís), seguindo-se os imaculados Manuel Faria, Manuel Oliveira, Anacleto Pinto, Carlos Lopes (o rei, com cinco triunfos consecutivos entre 1969 e 1973 e mais um em 1981), Fernando Mamede e o malogrado António Leitão (vencedor em 1984, precisamente no ano em que ganhou o bronze olímpico).

Para este ano – em que surge, pela primeira vez, o patrocínio da EDP (a energia de Portugal) e a parceria com o Maratona Clube de Portugal – Rui Pedro Silva, Licínio Pimentel, Hermano Ferreira e Rui Pinto formam o quarteto dos melhores atletas da actualidade, a quem se junta os triatletas João Pereira e Miguel Arraiolos.

No lado feminino, referência para Sara Moreira, Dulce Félix e Jéssica Augusto – o tal trio de luxo face ao estatuto de cada uma – surgindo ainda a ex-triatleta Vanessa Fernandes (que há dias cumpriu o mínimo olímpico na maratona.

Medalhados mundiais e europeus e campeões nacionais são sinónimos, ainda que em princípio de época, de qualidade e bom despique que poderão dar em novos recordes para a prova – os actuais pertencem ao queniano Asbel Kipsang (29.00 em 2013) e à também queniana Visiline Jepkesho (33.01, também em 2013) se bem que em percurso diferente do tradicional dos últimos anos.

Para uma previsão de cinco mil participantes, as inscrições já chegaram às 4.000, o que é significativo e bom para a organização porque um euro por cada atleta será direccionado para a Re-food, associação de solidariedade social que alimenta pessoas carenciadas.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.