Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

CNID – 50 Anos

logo cnidRelações dos jornalistas desportivos com os interlocutores em seminário

A realização de um seminário subordinado a dois temas – a do título desta peça e a ética desportiva – marca o primeiro momento da comemoração do cinquentenário da agora denominada Associação dos Jornalistas de Desporto/CNID.

O CNID, que nasceu há cinquenta anos para que os jornalistas desportivos portugueses pudessem ser acreditados para o Mundial de Futebol de 1966 (de tão gratas recordações para Portugal), foi registado como Clube Nacional de Imprensa Desportiva porque as leis vigentes na altura eram muito restritivas quanto ao registo de uma Associação, mais a mais de jornalistas do Desporto que, nessa altura, tinham uma cultura democrática acima da média.

Mas como era preciso estar no mundial, servia qualquer nome. E foi assim que se criou a primeira e única associação de jornalistas do desporto.

Cinquenta anos passaram e a história verdadeira – ou mais próxima da realidade – ainda não foi passada ao papel, apesar de existirem alguns escritos soltos, o que levou a que, entre este mês de Novembro e Maio/Junho de 2016, se projecte também a operacionalização de um livro e outras acções.

Quanto ao seminário, marcado para esta segunda-feira, com início pelas 11,30 da manhã e tendo como palco o Centro de Informação Urbana de Lisboa, no Picoas Plaza, lugar a um primeiro debate sobre a “ética desportiva”, com representantes do IPDJ, Comité Olímpico de Portugal, Câmara Municipal de Lisboa e do CNID, onde a figura internacional presente será o presidente da Associação Internacional de Imprensa Desportiva, o italiano Gianni Merlo.

Na parte da tarde, sob o lema da “relação dos jornalistas desportivos com os seus interlocutores”, a participação internacional competirá ao director de desporto da televisão estatal holandesa (NOS), Arno Vermeulen, que estará acompanhado pelos representantes dos jornais A Bola e Record, um jurista desportivo e do CNID.

Face à continuidade do recente escândalo da “dopagem na Rússia” – além de noutros países, que se admite venha a ser tema de debate num ou nos dois painéis – e à categoria dos elementos que compõem os dois painéis, aguarda-se que o ambiente seja quente mas, ao mesmo tempo, esclarecedor tanto quanto possível.

Noutra área mas no mesmo âmbito, em parceria com o IPDJ, com o apoio das Federações de Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa, decorrerá a Taça Desporto Escolar / CNID, acção inserida no plano anual de actividades do Desporto Escolar, de âmbito nacional, destinados aos alunos do 7º ano de escolaridade (nascidos em 2002, 2003 e 2004) de 24 agrupamentos.

A primeira fase (inter-turmas) disputar-se-á até 18 de Março, a segunda (inter-escolas) até 22 de Abril e a fase final nos dias 7 e 8 de Junho, de acordo com as regras definidas pelo Desporto Escolar, que coloca 768 alunos e 96 professores em actividade neste projecto.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.