O Comité Paralímpico, como vem sendo tradicional, comemorou o 7º aniversário na sede de um dos seus parceiros, o Hotel Dom Pedro, nas Amoreiras.
Contou com a presença de Luís Marques Guedes, ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, tendo Humberto Santos, presidente do referido Comité, passado em revista mais um ano de trabalho e feito ainda o ponto da situação da preparação com vista aos jogos Paralímpicos do Rio’2016.
Antes, salientou ainda que mais de trezentos atletas já representaram Portugal em Jogos Paralímpicos e Surdolímpicos, com a conquista de quase uma centena de medalhas, desde que o Comité foi criado (2008).
A este propósito, salientou que “existem 57 atletas integrados no Projecto Rio’2016, número que poderá aumentar logo que se iniciem os vários campeonatos internacionais nas várias modalidades e disciplinas, cujo programa tem os seus “timing” definidos”.
Humberto Santos está expectante com esta segunda vaga de apuramentos, ao mesmo tempo que anunciou que o Comité vai organizar o Europeu de natação adaptada (Madeira’2016), implementará o Dia Paralímpico em Lisboa, também em 2016 e elaborará a equipa nacional para os Jogos Surdos Olímpicos, em Ankara (Turquia), em 2.017.
Por seu lado, Marques Guedes salientou que foi reforçado o valor do apoio financeiro ao Comité, que prevê o pagamento de bolsas aos atletas, integrados no projecto do Rio, até final de 2017.
Resta colocar mãos à obra. Melhor: reforçar e aumentar a “velocidade” de actuação para o Rio’2016, que está cada vez mais perto.
Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva de mãos dadas com vista a um futuro ainda mais risonho.