As selecções portuguesas que estão a participar no europeu deste ano, que se realizam na cidade russa de Ekaterinburg ultrapassaram a primeira fase das provas e qualificaram-se para os quartos-de-final do europeu de ténis de mesa.
Na prova masculina, depois de derrotar as congéneres da França e da Hungria, Portugal fechou este sábado em beleza, ao derrotar a Sérvia por 3-0, fazendo o pleno e ocupando o 1º lugar do grupo apenas com vitórias.
João Monteiro começou por bater Aleksandar Karakasevic, por 3-0, seguindo-se as vitórias, pelo mesmo resultado, de Marco Freitas, sobre Zsolt Peto, e Tiago Apolónia, sobre Marko Jevtovic.
Por seu lado a formação feminina também se qualificou este sábado para os quartos-de-final do Europeu de ténis de mesa, depois de vencer na negra a Holanda por 3-2.
Depois de perder de manhã com a Ucrânia, por 3-0, Portugal somou o segundo triunfo no Grupo D, na terceira e última jornada, vencendo a Suécia por 3-1.
No primeiro confronto com as holandesas, Leila Oliveira perdeu com Jei Li por 3-1, com Yu Fu a repor a igualdade no embate seguinte, depois de bater Rianne van Duin por 3-0.
Jieni Shao colocou as portuguesas pela primeira vez em vantagem ao superiorizar-se a Kim Vermaas por 3-0, voltando a empatar a Holanda por Jie Li, vencer a portuguesa Yu Fu por 3-1.
No quinto embate decisivo, Leila Oliveira ganhou a Rianne van Duin por 3-0.
Resta agoira conhecer os adversários dos quartos-de-final, a caminho da final, recordando-se que Portugal é o campeão europeu masculino em título, prova ganha o ano passado em Lisboa.