Ricardo Marinheiro (Benfica) venceu, pelo terceiro ano consecutivo, a “Subida à Glória” e conseguiu, mais uma vez, a proeza de bater o próprio recorde.
O especialista do BTT cumpriu os 265 metros da íngreme “Subida à Glória Jogos Santa Casa” em 35,59 segundos retirando um segundo à marca de 2014, numa prova de contra-relógio.
Marinheiro ganhou igualmente as semifinais e a finalíssima discutida com Iúri Leitão do Clube Ciclismo Bairrada. Rafael Godinho (Superbikes-Olympia) e Pedro Garcia (20Km Almeirim) fizeram terceiro (41,673) e quartos lugares.
Na competição feminina, num universo de apenas seis corajosas em competição, o triunfo pertenceu, uma vez mais a Vanessa Fidalgo Fernandes (48,88), vencedora no ano passado.
Atrás da “bi-campeã” da Glória ficou Maria Martins (ACD Milharado), com 52,698, seguida de Maria Fernandez (CC Spol Concello Porriño-Espanha), com 53,310.
A animação habitual no coração alfacinha ganhou um colorido extra com a presença de muitas centenas de entusiastas das duas rodas que aproveitaram a amena temperatura lisboeta para assistir à mítica Subida à Glória. A prova de ciclismo nascida em 1910, que consiste na dura escalada de bicicleta nos 265 metros que ligam a Baixa ao Bairro Alto, tem um declive médio superior a 17%.