Pedro Fraga e Nuno Mendes, depois do “susto” na eliminatória, concretizaram esta segunda-feira o apuramento para os quartos-de-final do mundial que decorre em Aiguebelette (França), prova que terá lugar na quarta-feira.
A dupla da China assumiu a liderança da regata mas, a partir dos 1000 metros, os experientes Fraga e Mendes anularam a vantagem e colocaram-se ao lado dos chineses. Nos 500 metros finais, depois de uma aceleração dos chineses, Fraga e Mendes arrancaram de vez para uma excelente vitória com um tempo final de 6.24,710, muito melhor que os 6.40,160 alcançados na primeira prova, com a China a garantir também a passagem por ter sido segunda.
Uma competição “desequilibrada” na primeira parte para a dupla portuguesa que, mercê de um “forcing” final, conseguiu equilibrar a contenda e, na parte, final, “voar” para chegar ao fim com uma vantagem de pouco mais de um segundo (6.24,710 para 6.25,950) sobre os chineses.
Efectuaram-se mais duas séries de repescagem, tendo sido apuradas também para os quartos-de-final as duplas da Ucrânia, Geórgia, Argentina e Uruguai.
A selecção de Angola, que esteve nesta repescagem, não foi além de um quarto lugar, com o tempo de 6.43,150.
Considerando que apenas são apurados para o Rio de Janeiro os barcos que se classifiquem nos 12 primeiros lugares, estamos em crer que é possível a Fraga e Mendes lograrem esse objectivo, apurando-se para as meias-finais.
Tenhamos fé e aguardemos a quarta-feira próxima para ver e crer!