Esta terça-feira, os judocas lusos Joana Ramos, Diogo César e Sergiu Oleinic, vão entrar em acção na segunda ronda do mundial de Judo que esta segunda-feira se iniciou na cidade de Astana (Cazaquistão).
Joana estará nos – 52 kg (9ª no ranking mundial) e defrontará a vencedora do combate entre a finlandesa Jaana Sundberg (14ª) e a japonesa Misato Nakamura (18ª), que. Joana tem como melhor resultado a este nível um 5º lugar, a que se junta um 7º.
Nos – 66 kg, Diogo César (50º) bater-se-á com o japonês Mashasi Ebinuma (5º) e tem um encontro bem difícil para gerir, sendo mais equilibrado o embate entre o português Sergiu Oleinic (28º) e o israelita Baruch Shmailov (39º).
Na ronda inaugural, Leandra Freitas (- 48 kg e 51ª no ranking) perdeu com a italiana Valentina Moscatt (15.ª) por ippon.
No lado masculino, Nuno Carvalho (48.º) venceu o camaronês Bernardin Tsala (73.º), mas não conseguiu levar a melhor sobre o mexicano Nabor Castillo (35º), com quem perdeu por pontos, num princípio de competição menos positiva para Portugal.
O principal trunfo da equipa nacional é a campeoníssima Telma Monteiro (- 57 kg), no segunbdo lugar do ranking mundial, começará por combater, na quarta-feira, com a argentina Ratiba Tariket (37ª) ou Rushana Nurjavova (164ª) o que pode “facilitar” a vida à campeã portuguesa, que já conquistou quatro medalhas de ouro e uma de bronze na história dos mundiais.
O primeiro dia não correu bem pelo que aguarda-se que neste segundo dia a situação possa melhorar.