O espanhol Julen Amezqueta (Cafés Baque) confirmou, este domingo, em Oliveira de Azeméis, a vitória na 23ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros. O corredor de 21 anos, natural de Estella, terra do multicampeão Miguel Indurain, partiu de São Pedro do Sul, de onde saiu a quarta e última etapa, já líder e, no fim, juntou à Camisola Amarela Liberty Seguros, a Camisola Vermelha Banco BIC, pela vitória na classificação por Pontos. Amezqueta é o sexto espanhol a vencer a principal prova portuguesa para o escalão Sub 23.
Nesta derradeira e muito nervosa etapa, de 121 quilómetros, as contas ainda estavam para definir. Particularmente endurecida por duas contagens de Montanha de 3ª categoria – Varzielas e Talhadas – e sobretudo pela longa subida ao alto de Decide – uma escalada de 2ª categoria. Luís Gomes (Liberty Seguros-Carglass) conseguiu ser mais forte nos metros finais e triunfar, ao sprint, numa Avenida D. Maria I, em Oliveira de Azeméis, repleta de centenas de entusiasmados amantes do ciclismo que assistiram à vitória de um homem da casa.
Afinal a cidade é sede da equipa Liberty Seguros-Carglass, novo projecto Sub 23 nascido esta temporada e comandado por Manuel Correia, responsável pela descoberta de inúmeros talentos para o ciclismo.
Na longa reta da meta Luis Gomes superiorizou-se quatro segundos ao próprio comandante, Julen Amezqueta e ao russo Vadim Zhuravlev (Lokosphinkx). Nas contas finais de mais uma edição da Volta a Portugal dedicada aos Sub 23 falta referir o ucraniano Anatoliy Budyak, segundo classificado a 13 segundos do vencedor é líder de duas classificações: a da Montanha – Camisola Azul Fundação do Desporto – e a da Juventude – Camisola Branca RTP. Colectivamente venceu a equipa dos Cafés Baque.
Mais uma edição que terminou em beleza