A judoca olímpica Joana Ramos conquistou este sábado a Medalha de Ouro no Grand Slam de Tyumen, na Rússia, vencendo na final a chinesa Yingnan Ma, por ‘waza-ari’.Para aqui chegar deixou no primeiro combate a russa Yulia Ryzhova seguindo-se Andrea Chitu (ROU) e a finlandesa Joana Sunberg.
Joana Ramos, 14.ª do mundo, está na luta pelo apuramento para os Jogos Olímpicos Rio 2016, eliminou cinco adversárias até à final, quatro das quais com melhor ranking, sendo que na final, a judoca Ma Yingnan ocupa a oitava posição do ranking mundial.
Este é o segundo Grand Slam de 2015, decorre na Rússia em Tyumen, no “Athletic Center”, conta com a participação de 55 países num total de 328 judocas (185 homens e 143 mulheres).
As atenções estão centradas neste torneio que reúne os melhores judocas do mundo. Portugal está representado em várias categorias sendo os atletas acompanhados pelo treinador João Neto.
Os representantes de Portugal neste primeiro dia, Nuno Carvalho cedeu frente a Robert Mshvidobadze (RUS), Sergiu Oleinic não conseguiu fazer frente a Abdula Abdulzhalilov (RUS) bem como Diogo César que mediu forças com Boldbaatar Chimed-Yondon (MGL). Jorge Fernandes foi vencido por Jaromir Jezek da República Checa.
André Alves eliminou o bielorusso Aliaksei Ramanchyk mas não conseguiu ultrapassar o judoca francês Guillaume Chaine.
Este domingo entram em competição os restantes elementos da comitiva lusa com a Yahima Ramirez ter de aguardar pela vencedora do combate de Shori Hamada (JPN) e Alena Kacharovskaya (RUS) para conhecer qual das duas é a sua adversária.
Carlos Luz combate com Rafael Davtyan (ARM) e, em caso de ser vencedor, defronta o húngaro Laszlo Csoknyai enquanto o judoca romeno Cristian Bodirlau é o adversário de Diogo Lima.