Rui Carvalho (Anicolor) venceu isolado a subida ao alto de São Macário, em São Pedro do Sul, uma montanha de primeira categoria e bastante difícil, que marcou o final da terceira etapa da 23ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.
Apesar da vitória portuguesa quem levou o prémio maior foi o basco Julen Amezqueta (Café Baque), vencedor da etapa da véspera e, desde este sábado, que o novo camisola amarela Liberty Seguros. O anterior líder, César Martingil (Liberty Seguros-Carglass), caiu para quinto da geral depois de gastar mais dois minutos e meio na serra de São Macário.
Depois desta jornada, onde só os grandes valores poderiam obter bons resultados, são os espanhóis a dominar as contas. Na perseguição ao novo comandante está o ucraniano Anatoliy Budyak (ISD) com mais seis segundos e a 17 o companheiro de equipa, Alvaro Trueba (Café Baque). Com a quinta posição no alto de São Macário, Prémio de Montanha de 1ª categoria, Anatoliy Budyak mantém a Camisola Azul Fundação do Desporto que junta à Camisola Branca RTP destinada ao melhor classificado entre os corredores que ainda não completaram 20 anos.
Este domingo, lugar à quarta tirada, entre São Pedro do Sul e Oliveira de Azeméis (120,9 Km), com as partida marcada para cerca das, as 12h50 será dada a partida de São Pedro do Sul em direção a Oliveira de Azeméis, onde a caravana chegará por volta das 16h10. Oliveira de Frades, Águeda e Vale de Cambra são as Metas Volantes do dia. As dificuldades adivinham-se no Prémio da Montanha de 3ª categoria, em Varzielas e Talhadas e no de 2ª categoria em Decide, este a apenas 20Km da chegada que vai anunciar o vencedor!
8ª Volta a Portugal de Cadetes
Pelo segundo dia consecutivo a Volta a Portugal de Cadetes partilhou, este sábado, a estrada com a Volta a Portugal do Futuro. E pelo segundo dia consecutivo, João Costa (CC Barcelos/AFF) venceu sendo cada vez mais líder da competição destinada a jovens de 15 e 16 anos. A etapa ligou Viseu a São Pedro do Sul numa distância de 58,5Km. Atrás de João Costa chegaram Bruno Machado (Silva & Vinha/ADRAP) e Afonso Silva (CC Tavira). Na geral, a perseguir o Camisola Amarela, está o espanhol Daniel Sebastian a 14 segundos e Afonso Silva a 25 segundos. A 8ª Volta a Portugal de Cadetes termina este domingo com 69,3Km, entre São Pedro do Sul e Oliveira de Azeméis.