Rui Bragança (Taekwondo) está imparável na conquista de medalhas. Desta vez foi Nas Universíadas que decorrem na cidade sul coreana de Gwangjiu, sendo a segunda de prata para Portugal, que tem ainda mais um bronze, estando em 40º lugar no medalheiro.
Rui voltou a colocar a bandeira portuguesa no mastro do pódio, ao ganhar a medalha de prata nos -58kg, ficando apenas a dois pontos do ouro, ganho por Mamayev do Cazaquistão.
Dos cinco combates que disputou, o estudante de medicina da Universidade do Minho saiu vencedor em quatro, prestação que lhe deu acesso a um lugar no pódio.
Também no Taekwondo, Jean-Michel Fernandes competiu na categoria de -80kg e foi eliminado ainda na fase de qualificação, onde venceu o primeiro combate, frente ao russo Egor Parfenov (9-4), e perdeu o seguinte com o mexicano Felix Hernandez (5-4). Jean-Michel não conseguiu então passar aos quartos-de-final e terminou em 9º lugar da prova.
Entretanto, a selecção nacional Universitária de Andebol conseguiu garantir a presença na final da competição, apesar de a fase de grupos ainda não ter terminado. A vitória de hoje frente à Hungria, por 28-21, fez com que Portugal fosse a única equipa sem derrotas no grupo B e, por isso, o resultado do último jogo não terá influência no apuramento da formação lusitana.
No Atletismo, Miguel Moreira venceu a sua série nos 800m, com 1.50,89, passando à meia-final, a efectuar este sábado.
David Lima disputou a meia-final de 200m, onde foi quinto na segunda das corridas das meias-finais com 21.01 segundos, que apesar de ser o sexto melhor tempo entre os participantes nas meias-finais, deixou o atleta português no 9º lugar.
No início da jornada, Daniela Cardoso foi 10ª classificada nos 20 km marcha com o tempo de 1.38.27 horas numa prova ganha pela russa Anisya Kirdyapkina (1.18.18), um novo recorde das Universíadas.
Este sábado, o atletismo continua a “mexer”, com a presença de Diogo Ferreira na final de salto com vara; Francisco Belo na final do disco e Bruno Costa vai saltar pelo apuramento no salto em comprimento.
Jorge Costa (ténis de mesa) começou por perder o primeiro jogo por 3-0, com o brasileiro Danilo Toma. No segundo jogo, entrou a perder no primeiro set, mas recuperou e venceu os três restantes.
Este sábado, os praticantes de Taekwondo voltarão ao tapete, como são os casos de Júlio Ferreira – 14º no ranking olímpico – na categoria de -74kg e Beatriz Fernandes nos -62kg.