Ao obter o 4º lugar na final na final de All-Around, com 54,998 pontos, Filipa Martins foi a atleta portuguesa que mais relevo teve na jornada que decorreu esta segunda-feira, ficando a 434 milésimas da medalha de bronze.
Filipa Martins começou a prova no fim do dia na final de All-Around, para a qual se tinha apurado com a melhor pontuação. Dos quatro aparelhos, conseguiu maior pontuação no salto (14.066) e no solo (13.666) do que em relação à fase de qualificação, descendo nos restantes aparelhos. Ainda assim, os 54.998 pontos acumulados fizeram com que a ginasta conquistasse o 4º lugar, atrás da vencedora inglesa Kelly Simm e das japonesas Asuka Teramoto (2º lugar) e Natsumi Sasada (3º lugar).
Por seu lado, Gustavo Simões aumentou a sua pontuação em quatro dos seis aparelhos, mas no salto e nas paralelas simétricas não alcançou o resultado obtido na qualificação, penalização que se reflectiu num total menor que o da fase anterior (82,750), que correspondeu ao 13º lugar. Amanhã, a partir das 11h30, volta à final, desta vez em Cavalo de Arções, estando expectante em fazer melhor.
André Pereira competiu numa meia-final de LM1x muito disputada, onde terminou a 3,08 segundos após o primeiro do grupo, resultado que o deixou em 4º lugar e lhe garantiu o apuramento para a final B, com o melhor tempo, onde vão ser apurados os classificados entre o 7º e o 12º lugar. Esta prova vai decorrer esta terça-feira
No Andebol, a selecção nacional universitária de Andebol teve esta segunda-feira o primeiro jogo e a sua primeira vitória, com o resultado final de 37-26. A equipa nacional entra em campo esta terça-feira, novamente às 20 horas, para defrontar a Suíça, equipa que derrotou hoje o Brasil por 31-28.
O terceiro dia de provas da 28ª edição da Universíada de Verão ficou ainda marcado pela passagem de André Pereira à final B de LM1x e pela primeira vitória da selecção nacional Universitária de Andebol frente a Israel por 37-26.
Terminaram esta segunda-feira as modalidades de Esgrima e de Tiro com Arco, com Pedro Macedo a ser o terceiro esgrimista a competir nesta edição das Universíadas de Verão. Com a arma florete, o português não foi além da fase de qualificação, vencendo apenas um dos seis combates que teve de realizar no Grupo 8.
Luís Gonçalves, depois de um dia de pausa, voltou à competição no Tiro com Arco Recurvo. Esteve bem na primeira prova (1/48) e ganhou vantagem de quatro pontos sobre o adversário Ojamae, da Estónia que, entretanto, recuperou esses mesmos pontos nos dois sets seguintes e, no último set, empataram a um ponto, tendo que se recorrer ao desempate, onde o português mostrou ser superior.
Na ronda seguinte, o português acumulou apenas um ponto e perdeu com Duzelbayev (Cazaquistão), tendo Luís Gonçalves terminado no 25º lugar.
Também Antoine Massart, na categoria -66kg, não entrou vitorioso na prova, o que ditou o seu afastamento da competição. Passou para a ronda 1/16 por falta de comparência do adversário, mas neste combate foi o bielorusso Vae Tutkhalian quem passou à fase seguinte.
Portugal regressa ao tatame esta terça-feira, com Diogo Silva a competir no Open masculino.
As provas de Natação continuam na ordem do dia.