Domingo 24 de Novembro de 8182

Jogos Europeus – Telma Monteiro regressou ao ouro em Baku

telma_mont_baku2015

DR – European Judo Union

Com um percurso perfeito ao longo da competição, Telma Monteiro conquistou a décima primeira medalha, ao mais alto nível (mundiais e europeus), da sua carreira, completando a nona para Portugal nos Jogos Europeus que decorrem em Baku (Azerbaijão).

A líder mundial dos – 52 kg tornou-se mais um ícone dos campeonatos europeus, ao alcançar o quinto título de campeã, um desiderato pouco comum em termos mundiais, garantindo também a terceira medalha de ouro para Portugal.

Vencendo todos os obstáculos até chegar à final, Telma Monteiro encarou o combate com a húngara Hedvig Karakas como uma situação normal – era o seu objectivo principal, depois de uma paragem longa e forçada por motivo de lesão – e entrou no tatami disposta a vencer ou a … morrer!

E assim foi. Ceifou” toda a gente e milhões de cidadãos europeus e de outros continentes viram em directo o ippon que garantiu o triunfo à melhor judoca portuguesa de todos os tempos.

Ainda no judo, Sergiu Oleinic “tropeçou” a caminho do bronze e foi afastado da competição, ao perder frente ao alemão Sebastian Seidl, sendo 5º classificado.

Na natação, Gabriel Lopes foi 7º na final dos 200 metros estilos, depois de ter estado quase com o bronze ao peito, baixando de rendimento nos últimos 50 metros livres, depois de passar em primeiro na mariposa e segundo (costas), seguindo em segundo em bruços, mas baqueou no estilo livre final e caiu para sétimo, posição em que terminou, com o tempo de 2.03,03 no triunfo do austríaco Sebastian Steffan.

Por seu lado, Raquel Pereira foi oitava na final dos 200 metros bruços, concluindo a prova em 2.34,99 minutos, a 11,93 segundos da russa Maria Astashkina, que liderou a prova de princípio a fim e venceu a italiana Giulia Verona (2,85).

No medalheiro em relação a esta quinta-feira, Portugal encontra-se numa excelente 16ª posição, com 8 medalhas (3 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze), em lista liderada pela Rússia, com 123 (59-32-32), à frente do Azerbaijão, com 46 (15-13-18) e da Grã-Bretanha, com 34 (14-6-14).

© 8183 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.