Olimpismo
Iniciaram-se esta segunda-feira, em Santarém, na qualidade de cidade sede, as comemorações de mais um Dia Olímpico, da responsabilidade do Comité Olímpico de Portugal, evento que decorrerá até a 30 de Setembro e que inclui ainda Almada, Alvito e Lousada, como forma de promover o olimpismo pelo país.
José Manuel Constantino, presidente do Comité, aproveitou a cerimónia de abertura para divulgar que a iniciativa se chega às outras cidades para divulgar o desporto e os valores olímpicos, tendo presente o esforço, o ‘fair-play’, a excelência desportiva e o gosto pelo desporto, que tem “um valor social que importa preservar e desenvolver”.
Rosa Mota, campeã olímpica e membro do Comité, bem como Nuno Delgado, também medalhado (bronze) nos Jogos, foram os expoentes máximos dos atletas presentes
O dia olímpico propriamente dito é em 23 de Junho mas os dias de “festa” mas os dias de “festa” serão vários, sempre com o objectivo de promover boas práticas desportivas, o bem-estar, a cultura e a educação, através dos valores Olímpicos – Excelência, Amizade e Respeito – e dos três pilares do Dia Olímpico – Mexe-te, Aprende e Descobre.
No dia 3 de Junho as actividades rumam até ao Alvito, onde as crianças dos municípios de Alvito, Cuba, Viana do Alentejo e Vidigueira poderão testar as suas capacidades físicas em várias provas.
A partir de 7 de Junho, será o Parque da Paz (Almada) receber a Caminhada do Dia Olímpico, rumando de seguida (7 de Setembro) Lousada, estará patente a Exposição Olímpica Itinerante alusiva aos temas Tochas Olímpicas e História do Movimento Olímpico.