Com o mote “aceita o desafio”, o Comité Paralímpico de Portugal vai levar a efeito no dia 23 deste mês, no Parque da Paz, em Almada, mais uma edição do Dia Paralímpico, que será comemorado com um vasto conjunto de acções.
A preparação do evento inicia-se no dia 20, no Complexo Municipal dos Desportos, com uma acção de formação dirigida a estudantes, professores e técnicos, que contará com mais de 100 participantes.
No dia 21, será realizado o Colóquio “O Movimento Paralímpico”, às 14h30, no auditório do Fórum Romeu Correia, onde intervirão representantes do Comité Paralímpico, da Câmara Municipal de Almada, do Instituto Piaget e da Federação Portuguesa de Canoagem, seguido de uma Mesa redonda com treinadores e atletas: Teresa Neves (Natação), Miguel Vieira (Judo), Norberto Mourão (Canoagem) e Carlos Teixeira (Boccia), sob lema “Igualdade, Inclusão & Excelência Desportiva”.
Esta é uma oportunidade de assistir à apresentação de trabalhos académicos sobre boas práticas desportivas e conhecer histórias de atletas e treinadores que podem inspirar a sua vida.
No dia 23 de maio, a abertura do Dia Paralímpico está marcada para as 9h30, no Parque da Paz, em que a Marcha e Corrida “Família Paralímpica” servirão como tiro de partida para um evento que juntará centenas de pessoas, entre as quais atletas de excelência.
Esta corrida tem disponíveis dois percursos: a Marcha Verde, de cerca de 1km e acessível a pessoas com cadeiras de rodas, e a Corrida Amarela, de cerca de 5km, em estilo trail para os que se sentirem em óptima forma física.
Após a corrida, as actividades continuarão no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, a partir das 11h00, em que o difícil será escolher qual a modalidade a experimentar: andebol em cadeira de rodas, badminton, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, esgrima, goalball, golfe, judo, karaté, lutas amadoras, natação, taekwondo, ténis, ténis de mesa, tiro e voleibol sentado.
Uma boa jornada em perspectiva, num projecto que tem registado mais aderentes, sinal de que os cidadãos portadores de deficiência estão a assimilar que a prática da actividade física e desportiva será um bem para a saúde de cada um.