Nuno Carvalho (-60 kg) foi o melhor português na sessão inaugural do Grand Prix de Zagreb (Croácia), que esta sexta-feira se iniciou, obtendo um excelente quinto lugar.
Para chegar a esta posição, Nuno venceu todos os adversários do grupo onde estava integrado (C), começando pelo albanês Indrit Cullhaj, seguindo-se o romeno Alex Ferariu e o brasileiro Phelipe Pelim, vencendo o respectivo grupo.
Passou à fase de repescagem e aí baqueou ante o espanhol Francisco Garrigos mas seguindo para as meias.finais, onde voltou a perder e desta vez com o alemão Tobias Englmaier, obtendo um excelente quinto lugar.
Diogo César (- 66kg) perdeu à primeira para o brasileiro Luiz Revite e Sergiu Oleinic venceu o croata Paulo Butarin mas perdeu de seguida para o arménio Arsen Ghazaryan.
No feminino, Leandra Freitas (-48kg) perdeu o primeiro combate ante a turca Dilara Lokmanhekiu e fico por aí.
Telma Monteiro, a nossa campeã e líder mundial na sua categoria (-57 kg), só no dia 23 deste mês é que regressa à competição devido a uma cirurgia feita à relativamente pouco tempo, temia pela perda dessa posição já neste torneio, mas a alemã (Miryam Roper) que o podia fazer não conseguiu, dado que fez dois combates apenas, ganhando o primeiro e ficando eliminada ao segundo.
Yahima Ramirez, a outra lusa presente, competirá no domingo, na categoria de -78 kg, defrontando em primeiro lugar a russa Alena Kachorovskaya.