A campeã olímpica, mundial e europeia da maratona, Rosa Mota, continua a coleccionar honrarias de monta, desta vez ao ser nomeada Embaixadora do programa Save the Dream para promover os valores positivos do desporto junto de jovens de todo o mundo.
A escolha surgiu no decorrer da Cimeira Inter-Regional sobre Políticas Desportivas e cooperação Inter-Regional, que esta terça-feira termina em Lisboa, evento que é um encontro pioneiro que junta decisores dos principais blocos linguísticos, ministros do desporto e organizações internacionais, que procuram desenvolver soluções para os desafios à integridade, boa governança e desenvolvimento do movimento desportivo.
Rosa Mota foi uma das mais brilhantes atletas em Portugal, em especial porque abriu a “conquista” portuguesa ao ouro olímpico e foi uma das mulheres portuguesas (a outra foi Fernanda Ribeiro) a ganhar títulos europeus, mundiais e olímpicos. Em 1998 foi galardoada com o prémio Abebe Bikila pela sua contribuição à disciplina da corrida de fundo.
Para a “Rosinha”, como também é conhecida nos meios do atletismo, “é uma grande honra ter sido escolhida para Embaixadora do Save the Dream. Vou dar o meu melhor por esta causa, como sempre dei em tudo aquilo que fiz. É muito importante promover e defender estes valores de fair play, da ética e da luta contra o doping junto dos nossos jovens.”
Nesta nova função, Rosa Mota irá participar em actividades que visam educar, promover e proteger os valores e integridade do desporto junto dos jovens. Unindo-se a um grupo de elite, liderados por Alessandro Del Piero, que inclui atletas profissionais internacionais de várias modalidades.
Massimiliano Montanari, Director Executivo do Save the Dream teve oportunidade de referir que “A Rosa Mota é uma atleta notável que encarna o espirito e valores do Save the Dream. Durante a sua carreira, demonstrou uma incrível paixão, dedicação e desportivismo, inspirando gerações de jovens adeptos e atletas. É com enorme prazer que acolhemos a Rosa enquanto embaixadora do Save the Dream, estamos com grandes expectativas para começar a trabalhar com ela para promover a etíca e valores do desporto”
Save the Dream é um projecto da iniciativa do ICSS e do Comité Olímpico do Qatar, apoiado pela Ooredoo. O programa Save the Dream tem uma campanha global que visa educar, promover e proteger os valores e integridade do desporto junto dos jovens.
O International Centre for Sport Security (ICSS) é uma organização internacional independente sem fins lucrativos. Tem como objectivo melhorar a segurança e integridade no mundo do desporto, trabalhando com governos, federações, clubes, ligas e organizadores de eventos.
O ICSS oferece a sua experiencia através de serviços e conhecimentos globais, aconselhando sobre segurança em eventos e palcos desportivos, segurança estratégica e investigação sobre a corrupção no desporto.