Nuno Saraiva foi o português em maior evidência no Open de Casablanca, que este sábado se iniciou em Marrocos, conquistando a medalha de ouro na categoria de -66 kg.
Ana Cachola, que ganhou a medalha de prata em -63 kg e Nuno Carvalho, com no bronze nos -60 kg, foram mais duas figuras em destaque neste torneio, onde se destacaram ainda o quinto lugar obtido por Leandra Freitas (-48 kg) e o 7º alcançado por Antoine Massart (-66 kg), numa ronda em que estiveram em combate mais oito judocas lusos.
A grande figura foi o ouro alcançado por Nuno Saraiva, vencendo todos os combates, começando pelo marroquino Ayoub Bonrassi, seguindo-se o espanhol Sergio Moro Ruano, o sul-africano Gideon Van Zyl (vencendo o grupo A), entrando na meia final para ganhar ao francês Vincent Vallee e acabar no primeiro lugar do pódio após derrotar o russo Batradz Kaytmazov. Com este triunfo (115º no ranking) sobe mais uns degraus.
Para chegar à prata, Ana Cachola vendeu a espanhola Angeles Lopez Aguilera, e Helene Wezeu Dombeu, dos Camarões, conquistando o grupo B. Na meia final venceu à francesa Anne-Laure Bellard e perdeu a final com a francesa Lindsay Tsang Som Moi. Cachola é a 66ª do ranking nesta categoria e vai subir mais uns furos.
Nuno Carvalho (-60 kg), conseguiu o bronze depois de começar por vencer no argelino Salah Chioukh, perdeu com o espanhol Justo Nunez Rodriguez, sendo repescado e ganhando ao belga Adrien Quertinmont e ao francês Sofiane Milom, o que correspondeu à medalha conquistada. Está no 53º lugar do ranking e também dará um salto para cima.
Antoine Massart (-66 kg), também esteve muito bem ao obter o sétimo lugar, vencendo ao marroquino Mustafa Khousrof, perdeu para o francês Alexandre Mariac mas foi repescado para perder com o marroquino Nouredinne Hajjaj.
Ainda nos -73 kg, André Alves (35.º) perdeu com o finalista derrotado por Nuno Saraiva, enquanto Jorge Fernandes (57.º) foi derrotado pelo francês Vincent Vallee no primeiro combate.
Gonçalo Mansinho (-60 kg) perdeu à primeira com Ali Khoursrof (Yemen), enquanto nos -66 kg César Diogo e André Soares (-66 kg) perderem no primeiro combate frente ao francês Mathias Boucher e ao britânico Gregg Varey, respectivamente, com João Crisóstomo – na mesma categoria – a sair também na primeira rodada frente ao marroquino Noureddine Hajjaj.
Ainda no feminino (-48kg), Leandra Freitas (47.º), obteve um excelente quinto lugar, vencendo a marroquina Fatima Zahra, perdeu com a francesa Marine Lhenry, foi repescada para vender a espanhola Lorena Castell, acabando por perder com a francesa Scarlett Gabrielli.
Joana Santos (-63 kg) perdeu no primeiro combate, frente à francesa Marielle Pruvost, enquanto Filipa Almeida (-57 kg começou por ganhar à egípcia Bassant Ehab mas perdeu com a italiana Anna Righetti.
O torneio termina este domingo com a presença de Diogo Lima (-81 kg), Célio Dias (-90 kg) e Diogo Silva (+100 kg).