A camponíssima e olímpica atleta Naide Gomes foi alvo de uma homenagem que surgiu no momento certo e que serviu também de apresentação do patrono – ela própria – dos Jogos Desportivos de Laranjeiro-Feijó, proporcionada pela respectiva Junta de Freguesia.
Residente naquela zona geográfica desde que chegou a Portugal, Naide aceitou, com naturalidade e com a humildade que a caracteriza, ser patrono desta actividade que vai beneficiar alguns milhares dos jovens cidadãos que se encontram no tecido escolar e associativo, com a realização de várias actividades ao longo do período que estes Jogos decorrerão e que a Junta de Freguesia anunciará no tempo oportuno.
Este foi um dos pretextos para que o presidente da autarquia, em sintonia com os seus pares, aproveitassem este facto para, ao mesmo tempo, promover uma homenagem à atleta quiçá mais representativa não só da freguesia como do próprio concelho de Almada.
Uma distinção que surgiu num momento algo difícil para a própria atleta, face às lesões que a tem impedido de treinar, o que mais desejaria fazer, por forma a continuar a desfilar a sua categoria pelas pistas de atletismo deste país e do mundo.
Num ambiente familiar, com um fundo musical são-tomense (cantor Filipe Santo) e actuação das classes de ginástica rítmica e artística do Clube de Ginástica de Almada – uma delas que estará presente na Gimnaestrada Internacional, em Helsínquia (Finlândia) neste verão – Luís Palma, presidente da Junta de Freguesia, teve oportunidade de justificar não só os motivos que originaram a homenagem, como a importância que Naide Gomes representa para o desporto português e pelo facto de residir na área sob a jurisdição da autarquia, enaltecendo as qualidades da atleta, culminando com a entrega de uma peça de loiça, simbolizando a distinção.
A vereadora da Câmara Municipal de Almada, Amélia Pardal, reforçou o que Luís Palma referiu, sublinhando – aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Mulher – o extraordinário exemplo de vida de Naide Gomes, que deve ser seguido, porquanto a família teve algumas dificuldades para se adaptar a uma nova realidade que não a que existia em São Tomé e Príncipe.
José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, enalteceu a importância e a oportunidade desta homenagem a uma das melhores atletas de sempre, tendo salientado o percurso brilhante que Naide Gomes percorreu ao mais alto nível.
Embevecida e agradecida pela homenagem, Naide Gomes, manifestando o seu contentamento, fez os agradecimentos à Junta de Freguesia pela iniciativa e sublinhou que chegou ao pódio porque tem uma mãe que sofreu bastante para lhe dar as condições de vida para que pudesse ser o que é hoje. Um reconhecimento sentido e feito em pública. Pura virtude de uma jovem campeã e mulher.
Para além da vida desportiva, há outra vida. Licenciada em Fisioterapia, será esse um novo caminho a desbravar (já iniciado no seu clube de sempre, o Sporting Clube de Portugal) pela Naide Gomes. Merece a melhor felicidade e sucesso.